Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cortejo das Baianas e Povo de Santo eleva a cultura popular em Itaberaba neste domingo

Cerca de 200 Baianas e Filhos de Santo, vestidos com seus trajes rituais, realizam a tradicional ‘Roda Cultural’ | FOTO: Divulgação/Secom |

A tradição cultural de mais de 40 anos do ‘Cortejo das Baianas e Povo de Santo’ em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, acontecerá neste domingo (4), com o tema ‘Respeito é o que queremos: resgatando ao antigos Cortejos’. A concentração acontece na Praça do Rosário, a partir das 8h. A estimativa é que participem mais de 200 Baianas e Filhos de Santo que, vestidos com seus trajes rituais, realizam a tradicional ‘Roda Cultural’, em saudação ao Senhor Bom Jesus e a Nossa Senhora do Rosário, com cantos e rezas africanas.

Em seguida, o grupo sai pelas ruas da cidade rumo ao Monte Bom Jesus, cerca de um quilômetro e meio, saindo da Praça do Rosário até a Praça J. J. Seabra e seguindo pela Avenida Rio Branco até a altura da Rua Josué Ribeiro do Santos. No trajeto do cortejo, são entoados cânticos afro-católicos, com muita dança e emoção. Antes da subida ao monte, acontece mais uma celebração com a participação de todos e o tradicional ‘banho de pipoca’.

Já no Monte Bom Jesus, acontece o encerramento do cortejo com a lavagem das escadarias da capela no alto do Monte com uma ‘roda de samba’. Pelo calendário religioso, o dia de Bom Jesus é celebrado, anualmente, no dia 6 de agosto. Em Itaberaba, quando esta data cai em ‘dia de semana’, convencionou-se realizar o Cortejo das Baianas e Povo de Santo sempre no primeiro domingo de agosto. As Baianas são consideradas patrimônio cultural imaterial do Brasil. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas