Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Moro pede investigação contra youtuber por ameaçar Bolsonaro e familiares; veja vídeo

O ministro pediu que Boslonaro registre a ocorrência do crime de ameaça contra Vina Guerrero, para que a investigação possa começar | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O ministro da Justiça, Sergio Moro, mandou a Polícia Federal (PF) abrir inquérito para investigar um youtuber pelo crime de ameaça. Num vídeo, Vina Guerrero disse que o presidente Jair Bolsonaro “tem que ser assassinado”. Para Moro, a declaração é criminosa, se encaixa no tipo penal de ameaça. O ministro também quer a PF enquadre o youtuber na Lei de Segurança Nacional.

O youtuber em questão tem pouco mais de 6 mil inscritos em seu canal, que já teve todo o conteúdo apagado. É um canal inexpressivo, portanto: o 250º maior canal de YouTube do Brasil tem 3,5 milhões de inscritos e mais de 300 milhões de visualizações.

Em despacho desta quarta-feira (7), Moro diz que, “diante da gravidade dos fatos”, pediu que a PF tome providências “com vistas” à investigação do caso. O ministro pediu que Boslonaro registre a ocorrência do crime de ameaça, para que a investigação possa começar. As informações são do Conjur.

Veja a nota do Ministério da Justiça e Segurança Pública:

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública requisitou à Polícia Federal, em 06/08/2019, a abertura de inquérito policial para a apuração de graves crimes de ameaça, incitação à violência e contra a honra praticados contra o Sr. Presidente da República, Jair Bolsonaro, por pessoa identificada como ‘Vina Guerrero’, e que foram efetuados por meio de vídeo divulgado no Youtube. Foi ainda solicitada, em vista da gravidade das ameaças e da incitação à violência, a verificação de eventual enquadramento das condutas na Lei de Segurança Nacional”.

Veja o vídeo do youtuber com as supostas ameaças

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas