Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: IF Baiano de Itaberaba vai inaugurar ‘Cordelteca’ e relançar livro produzido por alunos

O projeto é uma idealização do professor de Língua Portuguesa, Elton Magalhães, que é o organizador da obra, além de poeta e cordelista | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Em comemoração ao dia do estudante, 11 de agosto, o Instituto Federal Baiano (If Baiano) Campus Itaberaba realizará na próxima segunda-feira (12), a inauguração da sua primeira ‘Cordelteca’. O momento acontecerá com roda de poesia, indicação literária ‘Li, recomendo e também recito poesia’ e relançamento do livro ‘Sala de Versos e Rimas’, com sessão de autógrafos dos alunos responsáveis pela elaboração da obra.

O livro ‘Sala de Versos e Rimas’ é resultado de textos didáticos em forma de cordel, produzidos por alunos do curso técnico integrado em Agroindústria. O projeto é uma idealização do professor de Língua Portuguesa Elton Magalhães, que é o organizador da obra, além de poeta e cordelista. A obra surgiu a partir de oficinas de produção de textos realizadas durante o ano de 2018, através de um projeto integrado com professores de diversas áreas.

“Nesse material, nos deparamos com conteúdos de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e até Matemática. E o mais interessante. Todos os textos foram produzidos dentro da forma tradicional do cordel, as chamadas sextilhas [estrofes de seis versos e sete sílabas], respeitando a rima, a métrica e a oração – o tripé que sustenta esse gênero textual”, contou Elton, que é organizador da obra.

No total, são 16 textos produzidos pelos alunos, que escolheram conteúdos de sua afinidade, e um texto do professor, que já tem uma longa trajetória com o cordel e vem, há tempos, realizando palestras e oficinas em escolas, universidades, feiras e festivais no estado e até fora do país. Neste evento, o Campus Itaberaba também inaugurará o novo espaço do Grêmio Estudantil e a primeira ‘Cordelteca’ do IF Baiano e da cidade, que contará com mais de 300 títulos diferentes em seu catálogo, de textos clássicos aos contemporâneos, produzidos por cordelistas de todo o Brasil.

“O espaço ainda é modesto, mas já é um passo importante tanto para o nosso campus quanto para a cidade e, principalmente, para a rede de Institutos Federais que podem seguir o exemplo e iniciar uma política de aquisição de textos em Cordel para as bibliotecas de todos os campi”, afirmou Magalhães, idealizador e responsável pela construção do espaço. “Foi um trabalho árduo, desde a articulação com colegas cordelista para que estes gentilmente cedessem seus materiais de trabalho sem custo para a instituição até a própria montagem do espaço. Porém foi muito satisfatório e gratificante, realmente a realização de um sonho”, encerrou. Com informações de assessoria.

Programação:
13:45 – Inauguração do Espaço do Grêmio Estudantil;
14:00 – Inauguração da Cordelteca;
14:30 – Relançamento do Livro “Sala de Versos e Rimas”;
15:00 – Roda de poesia / Indicação Literária “Li, recomendo e também recito poesia”;
16:15 – Sessão de autografo dos alunos responsáveis pela obra “Sala de Versos e Rimas”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas