Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Artigo científico de geólogo sobre a região de Mundo Novo será publicado em revista internacional

No artigo constam contribuições para o conhecimento geológico do greenstone belt Mundo Novo | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A próxima edição da revista científica Journal of South American Earth Sciences contará com um artigo sobre o noroeste baiano. Intitulado ‘Tectonic evolution of the Neoarchean Mundo Novo greenstone belt, eastern São Francisco Craton, NE Brazil’, o estudo produzido pelos geólogos Ricardo Spreafico, Johildo Barbosa e Antônio de Moraes, da CBPM e Natali Barbosa, do IGEO/UFBA, resulta de um trabalho de três anos na região de Mundo Novo, na Chapada Diamantina, além da realização de análises laboratoriais nos Institutos de Geociências da UnB, USP e UFPA.

Segundo Spreafico, no artigo constam contribuições para o conhecimento geológico do greenstone belt Mundo Novo, que compreende uma área entre os municípios de Ruy Barbosa e Saúde, além de uma revisão sobre greenstone belts, que são ambientes geológicos de interesse metalogenético reconhecidos no mundo todo. “Entende-se que o trabalho desenvolvido possa ter maior alcance e desperte maior interesse entre os leitores”, diz.

Integralmente financiado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), o artigo completo pode ser acessado clicando aqui. A edição 95 da Journal of South American Earth SciencesJournal of South American Earth Sciences será lançada em novembro, mas os artigos que comporão a publicação ficam disponíveis assim que são aprovados pela comissão avaliadora. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas