Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Grupamento Aéreo da Polícia Militar ministra curso de Operações Aéreas nos Incêndios Florestais

O Graer realizou a instrução, em Simões Filho, para 35 bombeiros da Bahia, Paraíba e Acre | FOTO: Divulgação/SSP |

O IV Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais 2019.1 promovido pelo 11º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Itaberaba) recebeu instrução do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar sobre ‘Operações Aéreas nos Incêndios Florestais’, na manhã de quinta-feira (15), em Simões Filho, no Complexo de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros Militar. Profissionais da Bahia, Paraíba e Acre participam deste aperfeiçoamento desde 3 de agosto, com encerramento previsto para 1º de setembro.

O comandante do Graer, coronel PM Renato Lima, explicou a importância da troca de experiências com o Corpo de Bombeiros. “Em várias ações de salvamento, de prevenção, resgate e incêndios, trabalhamos em conjunto, então é essencial que haja instrução para que as aeronaves sejam utilizadas de maneira segura e também que os profissionais conheçam a técnica adequada da utilização da ferramenta”, destacou.

A turma assistiu a apresentação do equipamento chamado ‘bambi bucket’ (que é um balde especializado suspenso em um cabo transportado por um helicóptero para fornecer água para o combate aéreo a incêndios) e também acompanhou as orientações teóricas sobre o emprego e tipos de aeronaves, comportamento do brigadista na aproximação e durante o descarregamento de água, entre outros assuntos.

Já na etapa prática, os alunos executaram o embarque e desembarque a baixa altura, com a aeronave Guardião 05. “Compartilhamos conhecimentos sobre as ações de rotina no emprego de aeronaves em incêndios florestais. Sobre o que fazer quando a tropa é deslocada pelo helicóptero até locais de difícil acesso, onde o relevo, o terreno, as chamas e outros fatores impedem o pouso completo”, concluiu o coronel. As informações são da SSP.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas