Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Seminário em Ruy Barbosa debate desenvolvimento de ações integradas para o campo em 13 municípios

O objetivo foi discutir com gestores públicos e sociedade civil iniciativas para o fortalecimento da agricultura familiar do estado | FOTO: Reprodução/SDR

O desenvolvimento de ações integradas para o rural dos 13 municípios do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu foi debatido, nesta sexta-feira (16), durante o Seminário ‘Parceria Mais Forte – Governo do Estado, Prefeituras e Sociedade Civil juntos pela Agricultura Familiar’, realizado no auditório do Colégio Estadual Professor Magalhães Neto, município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. O evento foi promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Coordenação do Colegiado Territorial do Piemonte do Paraguaçu e vem sendo realizado em toda a Bahia. O objetivo é discutir com gestores públicos e sociedade civil iniciativas para o fortalecimento da agricultura familiar do estado.

O titular da SDR, Josias Gomes, destacou que a finalidade destes seminários é de nos aproximarmos das prefeituras e dos agricultores familiares que são o nosso público prioritário: “As discussões irão potencializar muito a contribuição desses setores que, isoladamente, já contribuem, mas estando todos num mesmo propósito vamos ampliar as ações e possibilitar que os recursos que formam investidos na agricultura familiar do território possam ser melhor acompanhado pelos prefeitos, as câmaras de vereadores e a sociedade, vendo os investimentos que estão sendo feitos e os resultados que voltam para a população e para os próprios agricultores familiares, para que vão ganhando autonomia”.

Durante o evento, foram entregues cem mil mudas de palma forrageira a 100 agricultores familiares cadastrados no Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes (SSMS), da Sociedade Comunitária do Distrito de Ibiaporã e da Sociedade Comunitária do Povoado de Umbuzeiro. A ação, que visa garantir a segurança alimentar do rebanho de caprinos, ovinos e bovinos, de agricultores familiares baianos, é executada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf/SDR), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e Superintendência Baiana de Assistência Técnica Extensão Rural (Bahiater/SDR).

O serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), voltado para cadeias produtivas como da mandiocultura, apicultura, caprinocultura, piscicultura, fruticultura e avicultura está entre as ações em execução no Território, apresentadas durante o evento. Artur Francelino, coordenador do Colegiado Territorial do Piemonte do Paraguaçu, destaca a importância de realizar eventos como o Seminário Parceria Mais Forte: “Sabemos que 90% dos municípios baianos são rurais e precisam de um fomento maior, tanto do poder estadual, federal e municipal, e estamos discutindo estas questões para que possamos construir juntos políticas efetivas”.

Nos últimos anos, foram investidos no Território cerca de R$33 milhões em ações que incluem a implantação e/ou requalificação de agroindústrias e apoio a cadeias produtivas estratégicas, a exemplo da apicultura, mandiocultura, piscicultura, caprinocultura, com destaque para a bovinocultura de leite, escolhida pelo colegiado territorial como principal a ser desenvolvida no território, com a implantação do laticínio, que terá capacidade de produção de 15 mil litros por dias e investimentos da ordem de R$3 milhões. Os municípios foram atendidos ainda com a distribuição de mudas de palma, mecanização rural e acesso à água de produção, entre outras.

A Associação de Agricultores da Pecuária Velha (AAPV), de Ruy Barbosa, é uma das selecionadas no edital de Piscicultura do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR. Erika Lima, representante da associação, falou da expectativa para a vida das famílias da comunidade com a conclusão da unidade de beneficiamento de pescado: “A expectativa é aumentar a renda familiar e o desenvolvimento regional, pois a nossa unidade vai agregar valor e emprego para nossa região”. A programação contou ainda com a visita à propriedade da agricultora familiar e produtora de leite, bovinos, suínos e galinhas caipiras, Eliana Lima. Ela faz manteiga e requeijão e ainda incentiva outros produtores com a compra do leite. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas