Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Água escura da chuva em São Paulo contém partículas provenientes de queimadas

O teste feito pelo Instituto de Química da USP identificou a presença de reteno, uma substância proveniente da queima de biomassa e considerada um marcador de queimadas | FOTO: Divulgação |

A cor escura da água da chuva coletada por moradores de São Paulo na última segunda-feira (19) após uma nebulosidade forte encobrir a cidade, contém partículas provenientes de queimadas, afirmaram análises técnicas feitas por duas universidades. Nas redes sociais, moradores da Grande São Paulo postaram fotos da água da chuva escura. O teste feito pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) identificou a presença de reteno, uma substância proveniente da queima de biomassa e considerada um marcador de queimadas, na água da chuva coletada na segunda-feira.

Já o exame realizado pela Universidade Municipal de São Caetano (USCS) mostrou que a concentração de material particulado, ou seja, de fuligem, foi sete vezes maior do que a registrada na água de uma chuva normal. A fumaça das queimadas atingiu as nuvens de chuva que já estavam sobre a cidade na segunda-feira. A fuligem, que viaja a uma altura maior do que o material particulado proveniente da poluição comum, foi então absorvida pela nuvem – dando origem à chuva “preta”, segundo Theotonio Pauliquevis, físico e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“As nuvens de chuva ficam de 1,5 km a 10 km do solo. Quando a poluição parte do nível de superfície e vem de carros ou fábricas, ela fica presa embaixo das nuvens, formando uma camada visível, mais escura, no horizonte”, explica. “Aí, quando a água cai, ela bate nas partículas e a enxurrada leva essa poluição comum”. “Já a nuvem de fumaça viaja a cerca de 3 km ou 4 km do solo. Ela bate de frente com a nuvem de chuva, que absorve a fuligem e forma essa espécie de gosma que dá origem às nuvens escuras e avermelhadas e também à chuva ‘preta’, mais escura que o normal”, diz o pesquisador, que estuda a composição química da chuva na Amazônia em períodos de queimadas.

Enquanto os pesquisadores da USP analisaram a identificação de reteno, que é um marcador de queimadas, a análise da USCS verificou quantidade de fuligem 7 vezes mais que o normal e a presença de sulfetos 10 vezes superior à média. A substância é proveniente da queima de combustíveis fósseis e queimadas. “Se eu estou com 7 vezes mais do que deveria ter, eu tenho nessa água substâncias químicas que podem afetar a saúde. Agora a gente vai ter que investigar o que que é isso”, diz Marta Marcondes, bióloga e professora da linha de pesquisa de saúde e meio ambiente da USCS.

Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), diz que a fuligem proveniente das queimadas também pode conter substâncias tóxicas aos seres humanos. “Se nós tivéssemos recebido a fumaça sobre a cidade, sem a presença de uma frente fria que trouxe chuva, isso poderia ter um efeito muito pior nas pessoas”, diz.

A meteorologista Beatriz Oyama, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), explica que as nuvens de chuva podem acumular o material particulado que se encontra na atmosfera. “A chuva é um processo de limpeza da atmosfera. Como a gente está abaixo da nuvem, a gente não sabe exatamente qual é a concentração de partículas lá em cima, onde a nuvem se forma. No nível de superfície, o ar já está relativamente limpo por conta da chuva”, explica Oyama. Jornal da Chapada com informações do site G1.

Leia também

#Vídeos: Dia vira ‘noite’ em São Paulo com frente fria e fumaça vinda de queimadas da Amazônia

#Brasil: Incêndios se alastram na região amazônica e efeitos são sentidos em São Paulo; entenda como o dia virou noite

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas