Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vereadores de Ibicoara aprovam projeto e professores dizem “que educação está de luto”

O projeto aprovado exclui o magistério, rebaixa os níveis de titulação dos professores sem reajustar a tabela estabelecida no plano de carreira | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Vereadores do município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, votaram e aprovaram projeto que exclui o magistério, rebaixa os níveis de titulação dos professores sem reajustar a tabela estabelecida no plano de carreira, além de estabelecer que a mudança desses níveis, que atualmente é automática, passará a ser a cada cinco anos. A aprovação aconteceu na última terça-feira (20) e não adiantou os profissionais pressionarem o gestor público por conta do projeto, pois a prefeitura fez de tudo para aprova-lo.

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Ibicoara compareceram à votação do Projeto de Lei n° 169/2019, enviado pelo prefeito Haroldo Aguiar (PTB), no Sindicato do Trabalhadores Rurais (STR), local escolhido por conta de obras na Câmara de Vereadores. A coordenadora-geral da APLB de Ibicoara, Deane Soares, afirmou ter solicitado uma reunião entre diretores e representantes da entidade sindical e os vereadores antes da sessão para esclarecimentos sobre o projeto.

Soares disse ainda que o presidente da Câmara, o vereador Márcio Luz Ferreira, o popular Marcinho, concedeu o uso da tribuna apenas à Deane. Para Soares a sessão foi tensa, principalmente devido às ameaças do presidente Marcinho de pedir aos policiais a retirada dos professores do plenário caso algum se manifestasse oralmente ou aplaudisse os vereadores em seus discursos.

O projeto foi posto em votação e os vereadores Benício (Beninho), Adão, João (João do Bode), Paulo (Paulinho), Natalino (Nau) e Hailton (Nego Tim) votaram a favor do projeto e os vereadores José Pina (Zezeca) e Vade, votaram contra. Após a sessão, os professores fizeram um ato de protesto em frente ao STR repudiando a decisão da Câmara de Vereadores.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas