Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Milhares de devotos mexem com cotidiano de povoado durante Romaria Diocesana em Itaberaba

O encontro é promovido pela Diocese de Ruy Barbosa e contou com o apoio da prefeitura de Itaberaba | FOTO: Divulgação |

A Romaria Diocesana realizada no último domingo (25) no município de Itaberaba, localizado na Chapada Diamantina, levou milhares de devotos ao Povoado de Alagoas para comemoração do episcopado de Dom André e do 60° aniversário da Diocese de Ruy Barbosa, que promoveu o evento, com o apoio da gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB).

Moradores de mais de 21 cidades da Bahia marcaram presença, assim como outras pessoas de diversas localidades do Brasil. Se uniram à multidão, 10 bispos e dezenas de religiosos, entre padres, freiras, diáconos e seminaristas. Foi o maior evento religioso já sediado em Itaberaba.  A concentração aconteceu às 8h, na localidade de Itaíba, a cerca de um quilômetro e meio de Alagoas, onde foram realizados ritos em memória da criação da diocese, há 60 anos. Logo depois foi dado início à ‘Caminhada’ rumo ao povoado.

O local recebe gente de todos os lugares do país e do mundo para orações e milagres atribuídos a Nossa Senhora das Graças. A Romaria, que começou em 1955 com Maria Milza, uma uma personagem religiosa histórica, milagreira conhecida nacionalmente, que atualmente tem um Santuário em seu nome no local. Quase 30 anos após seu falecimento, o número de fiéis vem aumentando.

Os fiéis chegaram ao povoado para participar da missa solene, às 10h30. A programação teve ações durante todo o dia, com parada para o almoço ao meio dia e retorno a partir das 13h, quando aconteceu o ‘Memória da Diocese’, uma apresentação musical, a homenagem à diocese. O encerramento do foi marcado pela missa de ‘Envio’, às 16h.

Jornal da Chapada

Confira imagens aqui

1 / 6

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas