Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Procuradora admite mensagem ironizando morte de neto do ex-presidente Lula e pede desculpas

Jerusa B. Viecili usou suas redes para pedir desculpas por mensagens revelada em reportagem da #VazaJato publicada pelo UOL em parceria com o The Intercept Brasil | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A procuradora do Ministério Público Federal (MPF) Jerusa B. Viecili usou suas redes sociais na noite da última terça-feira (27) para pedir desculpas por mensagens revelada em reportagem da ‘#VazaJato’ publicada pelo UOL em parceria com o The Intercept Brasil em que ela aparece ironizando a dor do ex-presidente Lula na ocasião da morte da ex-primeira dama Marisa Letícia e de seu neto Arthur, de 7 anos.

O gesto de Viecili traz consigo uma outra questão: a confirmação da autenticidade das conversas reveladas por parte de um dos integrantes do chat. “Errei. E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula”, tuitou a procuradora da Lava Jato em postagem que ganhou estrondosa repercussão.

Com o pedido de desculpas, Viecili é a primeira procuradora a reconhecer publicamente a autenticidade das mensagens vazadas pelo The Intercept Brasil e publicadas por vários veículos da imprensa nacional e internacional. Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e os demais envolvidos nos chats tinham adotado uma estratégia de negar a integralidade do conteúdo.

Nas conversas, a procuradora se referiu ao desejo do ex-presidente em ir ao enterro de seu neto Arthur como uma “novela”. “Preparem para nova novela ida ao velório”, disse em mensagem enviada no grupo Filhos de Januário 4, no Telegram, no dia. Em 3 de de fevereiro de 2017, na ocasião da morte de Marisa Letícia, ela enviou a seguinte mensagem no grupo Filhos de Januário 1: “Querem que eu fique pro enterro?”, seguido de um emoji sorrindo. Jornal da Chapada com informações da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas