Ícone do site Jornal da Chapada

Prática de exercícios físicos ajuda mulheres no combate aos sintomas da TPM

Especialistas alertam que para amenizar os sintomas que aparecem nesse período, uma das dicas é justamente fazer atividade física | FOTO: Reprodução |

Não é novidade para ninguém que as mulheres têm de lidar, todo mês, com a incômoda visita da menstruação. Muitas delas sofrem com a temida TPM (Tensão Pré-Menstrual). Segundo o Ministério da Saúde, a TPM atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras. Cólica, inchaço, ansiedade, tensão, irritabilidade, dificuldade para dormir e alterações de humor são alguns dos sintomas. Por conta de tudo isso, o período menstrual pode desanimar a mulherada na hora de se movimentar.

Especialistas alertam que para amenizar os sintomas que aparecem nesse período, uma das dicas é justamente fazer atividade física. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados, como caminhada, bicicleta, boxe e dança. “A atividade aeróbica é mais indicada porque libera hormônios do bem-estar, como a dopamina e endorfina; e diminui os hormônios do estresse, como o cortisol”, explica Igor Castro, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Apesar de toda a interferência dos hormônios, o período menstrual não é motivo para a mulher deixar de treinar. Além de todos os benefícios, a perda de líquido e a ativação da circulação ajudam a diminuir o inchaço característico do período. Outros sintomas que são minimizados: dor de cabeça, irritação e cólica.

“No período menstrual, é ideal realizar exercícios de intensidade média. Mas vale ressaltar que cada mulher responde de forma diferente ao treino e intensidade. Algumas podem treinar em intensidade alta, já outras necessitam de treinos mais leves. O importante é que se sintam confortáveis no treino”, complementa o coordenador da Alpha Fitness. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas