Ícone do site Jornal da Chapada

Jogador revelado em São Francisco do Conde é negociado para o Palmeiras

capa
O atleta iniciou a carreira no Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube, ganhando visibilidade no Bahia de Feira – antes de ser negociado para o Palmeiras | FOTO: Divulgação |

Cauã Souza Rocha, não é o primeiro craque revelado em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. Há tempos, o município revela e exporta talentos para o futebol brasileiro e até para fora do país. De lá despontou atleta como Edvaldo dos Santos, conhecido como ‘Baiaco’, laureado meio-campista, considerado até hoje o “maior frente de zaga” do tricolor. Em 1969, ‘Baiaco’ integrou o elenco que não permitiu que o ‘rei’ marcasse seu milésimo gol, numa partida contra o Bahia em plena Fonte Nova. Na década de 80, a pacata cidade viu mais um de seus filhos sagrar-se campeão. O meia-atacante Osmar dos Santos Machado. Osmar foi campeão brasileiro de 1988 pelo Bahia.

Desde então, muita coisa vem evoluindo no mundo do futebol e São Francisco do Conde com o projeto social Desportivo São Francisco do Conde Esporte Clube continua oferecendo promessas ao futebol, como o atacante Cauã – garoto descoberto pelo técnico de futebol Francisco de Assis Filho, ‘Chico’, professor de Educação Física e apaixonado por futebol. “Descobri o garoto em Salvador treinando em uma escolinha de futebol chamada ‘Força Jovem’, nessa época ele tinha 14 anos e sua elegância no trato com a bola me deixou muito impressionado. Conversei com os pais dele para que autorizasse a fazer parte da minha escolinha de futebol, que apesar de ser um projeto voluntário, tem a prefeitura de São Francisco do Conde como parceira, oferecendo melhor estrutura para 110 garotos de base infanto-juvenil.

Cauã, o garoto-revelação, passou a disputar e se destacar em competições amadoras. Apostando no seu potencial levamos o garoto para participar de algumas ”peneiras” nos clubes da capital. Bahia e Vitória não demonstraram nenhum interesse, chegando a dizer que lhe faltava qualidade técnica. Conversei muito com ele para que não desistisse e que acreditasse no seu futebol. Foi quando surgiu entendimentos para uma avaliação técnica no Bahia de Feira. Em sua estréia no Campeonato Baiano Infantil, representando São Francisco do Conde, Cauã disputou sete partidas e marcou seis gols sendo um dos artilheiros da competição.

Este ano, o atleta participou da 11ª Salvador Camp, (torneio de futebol envolvendo categorias de base de vários clubes do Brasil), Patrocinado pelo Atlético (PR), Jacuipense (BA) e Vitória (BA), onde grandes clubes são convidados para observarem novos talentos do futebol. Vale ressaltar que na história desse torneio, nenhum clube baiano havia chegado a uma final. E o Bahia de Feira que disputou como convidado, fez bonito e chegou, tendo Cauã sido eleito o melhor jogador da competição. Após o final da disputa, alguns integrantes da comissão técnica vieram falar comigo para que providenciasse a sua documentação, pois, três grandes clubes de fora do estado demonstraram interesse no atleta”. Cauã viajou para São Paulo no final de agosto e foi incorporado ao atual elenco Sub-17 do Palmeiras.

Dedicação e talento
Para o técnico ‘Chico’, o foco e talento para o futebol tornam as chances ainda maiores de Cauã ter sucesso na modalidade. “É um atleta versátil, com bom passe, excelente finalização e visão de jogo. Acredito que em breve estaremos vendo ele jogando na divisão principal do Palmeiras. E se Deus ajudar, na Seleção Brasileira, talento ele tem”. As informações são do site Bahia Municípios.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas