Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Desfile de 7 de Setembro leva população às ruas para celebrar a Independência do Brasil em Utinga

Os alunos das escolas públicas de Utinga levaram ainda para o desfile o trabalho de leitura desenvolvido nas salas de aula

O feriado de 7 de Setembro, último sábado, no município de Utinga, na Chapada Diamantina, foi marcado pela realização do tradicional desfile cívico em homenagem aos 197 anos de Independência do Brasil. Este ano, a Secretaria Municipal de Educação trabalhou o tema ‘Nossa Gente na Literatura, Viva o Povo Brasileiro’, levando às ruas um espetáculo de palavras e cores que tomou conta da cidade.

As atividades foram pautadas na rica literatura brasileira, com a apresentação de autores e personagens icônicos. Cerca de mil alunos das escolas municipais da sede e da zona rural trouxeram fatos históricos desde a Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro registro da nossa literatura, até a imortalidade de escritores brasileiros como Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Ariano Suassuna, Jorge Amado, Dias Gomes, Monteiro Lobato, Ziraldo, Maurício Sousa, Tatiana Belinky, Ana Maria Machado, dentre outros autores que se destacaram.

O prefeito Joyuson Vieira falou de união, liberdade e igualdade, conclamando todos pelo fortalecimento da democracia e respeito às diferenças | FOTO: Divulgação |

Os alunos das escolas públicas de Utinga levaram ainda para o desfile o trabalho de leitura desenvolvido nas salas de aula. No palco na Praça Antônio Muniz, o prefeito do município Joyuson Vieira (PSL), acompanhado da primeira dama Aninha, do vice-prefeito Átila Karaoglan, do presidente da Câmara Legislativa Jonas Aguiar e vereadores da base, falou de união, liberdade e igualdade, conclamando a todos pelo fortalecimento da democracia e respeito às diferenças, na boa convivência, onde a paz seja a palavra de ordem para a construção de uma sociedade mais justa.

1 / 8

“Parabéns para toda nossa comunidade escolar. Sem a união de todos nada seria possível. Para nós é um prazer socializarmos com a população nessa data onde são demonstrados o respeito cívico e os valores trabalhados pelas nossas unidades educacionais, objetivando a construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária”, declarou prefeito Joyuson ao Jornal da Chapada.

Vale salientar que, ao final do cortejo, as autoridades e o povo em geral assistiram a tradicional apresentação musical, que foi estrelada pela Fanfarra Municipal de Utinga (Famut) e pela Fanfarra Liberdade (FANLIB). As duas emocionaram o público com suas evoluções e performance.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas