Jornal da Chapada

Chapada: Trechos críticos de avenida em Itaberaba são recuperados pela gestão municipal

Os trechos mais críticos das vias urbanas de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, na Avenida Ruy Barbosa, onde problemas com a drenagem eram recorrentes, estão sendo recuperados. A ação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) da gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), busca melhorar a trafegabilidade na via e a mobilidade dos cidadãos.

No total, mais de 1,5 quilômetros de pista está passando pela troca da pavimentação e a realização de serviços de adequação da drenagem, com a recuperação da “sarjeta lateral” para o escoamento da água. “O que danifica o asfalto é a água acumulada sobre a pista”, explicou o secretário Evandro Novais. Num segundo momento será realizado o recapeamento com massa asfáltica ou ‘pano asfáltico’, cobrindo trechos maiores da via e não apenas os buracos.

Segundo a Seinfra, todos os pontos críticos da Avenida Ruy Barbosa estão recebendo intervenção, com foco na drenagem e no escoamento das águas. Nesses locais, todo o material antigo está sendo removido, através do processo de raspagem, com escavações de até 70 centímetros, para a colocação de uma nova camada de areia lavada e brita. Só depois é aplicada a nova massa asfáltica.