Ícone do site Jornal da Chapada

Vigorexia: Especialista aponta perigos da obsessão pelo corpo sarado; a insegurança é uma das motivações

Para Igor Castro, coordenador geral da Rede Alpha Fitness, a condição advém em decorrência da insatisfação do indivíduo com o próprio físico | FOTO: Divulgação |

Submeter o corpo a uma rotina de treinos pesados em busca de um físico perfeito pode não ser o mais saudável para sua saúde. A obsessão pelo “shape” sarado tem chamado atenção de especialistas, principalmente por apontar uma grande armadilha: a vigorexia. O transtorno, caracterizado pela percepção distorcida do corpo, faz com que a pessoa invista na prática de atividade de forma excessiva, ou mantenha uma dieta restrita, para alcançar um objetivo que parece não ter limites. Em alguns casos, com o uso de suplementação de forma inadequada ou anabolizantes que prometem potencializar os resultados.

Para Igor Castro, coordenador geral da Rede Alpha Fitness, a condição advém em decorrência da insatisfação do indivíduo com o próprio físico, quando não consegue se enxergar musculoso e/ou forte o suficiente. “A auto avaliação do vigoréxico com sua estética é sempre mais rígida e negativa, ainda que outras pessoas indiquem alguma evolução muscular. O problema, geralmente, está associado a traumas do passado, em situações onde a pessoa tenha sofrido algum tipo de bullying por conta de sua aparência”, explica Igor.

Para o especialista, a insegurança é uma das motivações para o exagero na hora de realizar a atividade física, principalmente pela associação do corpo sarado à autoconfiança, reconhecimento social e à autoestima. O diagnóstico nos casos da vigorexia deve ser realizado por profissionais especialistas em vícios comportamentais, que são responsáveis também por indicar o tratamento mais adequado.

“A adoção da atividade física precisa ser feita de forma equilibrada para que ela promova saúde ao nosso corpo e, por consequência, melhor qualidade de vida. Além disso, vale ressaltar que os cuidados com a nossa mente e com alimentação também são de extrema importância para garantia do resultado almejado”, finaliza o especialista. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas