Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Estudantes participam de feira científica e apresentações de arte e cultura em Seabra

Os alunos apresentam projetos voltados a melhorias da marca dos produtos das cooperativas e à logística de transporte | FOTO: Divulgação/SEC |

Estudantes da rede estadual estão envolvidos com uma série de atividades com foco no aprendizado. Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel, localizado em Seabra, por exemplo, protagonizam, durante a semana, a VII Expo CEEP e a 1ª Feira do Empreendedor. Já o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Barreiras realiza, nesta quarta (25), a virada educacional dentro do TransformaÊ, projeto da Secretaria da Educação do Estado, com 12 horas seguidas de atividades voltadas para a arte, a cultura, o esporte, a ciência, a inovação e ao empreendedorismo. Ontem, o TransformÊ foi realizado no CJCC de Feira de Santana.

As atividades do CEEP, realizadas esta semana, têm como tema ‘Empreendedorismo individual e coletivo na Chapada’, e contam com apresentações culturais e comercialização de produtos orgânicos e artesanais produzidos em associações da região. Os alunos apresentam projetos voltados a melhorias da marca dos produtos das cooperativas e à logística de transporte, bem como participaram de minicursos ministrados em parceria com o Sebrae.

O estudante Pedro Augusto Vieira Mota, 18 anos, do 4º ano do curso técnico em Administração, um dos integrantes do projeto de Turismo de Base Comunitária, falou sobre a experiência. “Fizemos uma pesquisa de campo, para saber de perto como estão as atividades de turismo, que é um ponto forte em nossa região. As atividades são uma boa oportunidade de vivenciar na prática o que aprendemos nas nossas aulas”.

Taíssa Fatelef Santos, 17, do 3º ano, também do curso técnico em Administração, participou do projeto de Assessoria em Empreendedorismo Local, e destacou as atividades produzidas. “Nossa equipe fez uma visita técnica em uma cooperativa de produção de café orgânico para conhecermos pontos importantes que puderam ser melhorados através de assessoria. Importante unir teoria com a pratica, assim fixamos mais o aprendizado”, destacou.

TransformaÊ
O TransformaÊ no CJCC de Barreiras, que acontece nesta quarta (25), vai envolver rodas de conversa e oficina com o tema “Como se comportar em uma entrevista de emprego”, com orientações aos alunos sobre como buscar seu primeiro emprego. À noite os estudantes participam da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores sobre o projeto Redes Juvenis e do lançamento do livro “Redes juvenis e as diversidades jovens de Barreiras: Quem somos?”. As atividades seguem com a Feira de Ciências, que apresenta os resultados de pesquisas realizadas durante todos os Ciclos (I, II e III), com foco na aprendizagem e contribuindo para o fortalecimento do conhecimento adquirido em sala de aula.

Já no CJCC de Feira de Santana, (105 km de Salvador), o Transformaê foi realizado, na terça-feira, com destaque para a roda de conversa sob o tema “Eu posso chegar lá”, além de oficinas de turbantes, de fitdance e de hip-hop street dance. Também foram realizadas apresentações dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado (SEC), como o Educação Patrimonial e Artística (EPA); o Dance; e o Artes Visuais Estudantis (AVE), além de performances musicais, mostras de projetos científicos e plantio de mudas de árvores. Ainda dentro da programação, a comunidade escola e os pais de alunos se reuniram em torno de uma roda de conversa. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas