Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Codevasf apresenta ações que realiza no vale do Rio Paraguaçu durante audiência em Barra da Estiva

O evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais, professores e representantes de empresas, além de associações produtores rurais | FOTO: Montagem do JC/Codevasf |

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da superintendência regional sediada em Juazeiro, no Norte da Bahia, realizou, no dia 27 de setembro, uma audiência pública no município de Barra da Estiva, que integra a bacia do rio Paraguaçu, na região Centro-Sul baiana. O objetivo foi apresentar aos representantes dos municípios de Iramaia, Itaetê, Barra da Estiva, Ibicoara. Planaltino, Maracás e Mucugê as diversas ações que a Companhia realiza na sua área de atuação.

A mesa diretora da audiência foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, Valter Silva Pereira; prefeito da cidade, João Machado Ribeiro, e superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento. O evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais liberais, professores e representantes de empresas, como Embasa e Bahia Frutas, além de associações de pequenos produtores rurais.

Em seu discurso de abertura, Elmo Nascimento falou sobre a Lei nº 13.702, de agosto de 2018, que além de outros vales, incluiu o do rio Paraguaçu na área de atuação da Codevasf. “Estamos aqui para trazer para vocês um leque de ações que a Codevasf é capaz de realizar e que podem transformar a vida de todos para melhor”, afirmou o superintendente. A área de abrangência da superintendência de Juazeiro foi aumentada de 27 para 147 municípios e incluiu as bacias dos rios Vaza-Barris, Real, Itapicuru e Paraguaçu.

Veja fotos da audiência

1 / 6

A programação da audiência incluiu exibições de vídeos institucionais, apresentações técnicas sobre a Companhia e suas realizações feitas pelos gerentes de Gestão Estratégica, Joselito Menezes, e Administração e Suporte Logístico, Márcio Araújo. Em seguida, os técnicos que atuam na superintendência de Juazeiro e no Escritório de Apoio Técnico de Paulo Afonso participaram de uma seção de perguntas e respostas que mobilizou a maioria do público presente.

Os prefeitos e representantes presentes enfatizaram em seus discursos quais as principais necessidades de cada município e parabenizaram a Codevasf pela iniciativa. “A Codevasf traz uma esperança para nós prefeitos. Que sejam bem-vindos e nos tragam muitas obras”, disse João Machado Ribeiro, prefeito de Barra da Estiva. “Agradecemos a todos o apoio que nos foi dado para a realização desta audiência e a presença das pessoas que vieram de longe para nos prestigiarem”, afirmou o superintendente Elmo Nascimento, em seu discurso de encerramento.

Codevasf perto de você
A audiência pública na cidade de Barra da Estiva é a quarta realizada pela Codevasf na região Norte da Bahia desde agosto. Eventos semelhantes já foram realizados nas cidades de Senhor do Bonfim, Capim Grosso e Lençóis. A ideia nasceu da necessidade de mostrar aos novos municípios inseridos na área de atuação da superintendência regional de Juazeiro o que é a Companhia, quais as ações que realiza e como a população local pode ter acesso aos vários benefícios que a empresa promove.

Para realizar esse trabalho foi criado o projeto ‘Codevasf perto de Você’, que inclui visitas técnicas a algumas regiões e cidades próximas para planejamento da audiência e convite para participação dos municípios vizinhos, realização de entrevistas em meios locais de comunicação, divulgação por meio de faixas de rua, carro de som e outras mídias sociais que possam atingir o público em geral. Geralmente as audiências públicas são realizadas nas Câmaras de Vereadores ou em auditórios públicos que possuam infraestrutura para um evento desta natureza. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas