Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Seabra entre as 11 cidades baianas que vão receber conferências macroterritoriais de ciência e tecnologia

Capital avança no setor de tecnologia e inovação | FOTO: Divulgação |

Com o objetivo de elaborar a nova política estadual do setor, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza a IV Conferência Estadual de CT&I. Antes disso, entre os dias 21 e 31 de outubro, 11 cidades baianas recebem as conferências macroterritoriais, também chamadas de conferências regionais, quando será possível discutir ideias, iniciar debates, entender as demandas locais, bem como eleger os delegados para o evento estadual.

A IV Conferência Estadual de CT&I será realizada nos dias 5 e 6 de dezembro, em Salvador, com o tema ‘Bahia: Sociedade 5.0’. De acordo com a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, o evento é necessário em razão do impacto das mudanças tecnológicas que fazem parte da contemporaneidade. “A conferência acontece em um momento de novo paradigma, com a reestruturação das relações produtivas, tanto no âmbito do crescimento econômico como de vida social”, afirma.

As transformações citadas pela secretária são estruturantes e precisam ser incorporadas no dia a dia para potencializar o desenvolvimento do estado. “Neste cenário, a Bahia e o Nordeste têm um déficit que precisa ser sanado para não ampliar a distância entre nossa região e os demais estados do país”, acrescenta.

Antecedendo a IV Conferência Estadual, os municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Eunápolis, Vitória da Conquista, Seabra (Chapada Diamantina), Irecê, Barreiras, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Salvador e Serrinha recebem as conferências regionais, a fim de eleger 20 delegados para cada macroterritório, a partir de grupos formados por 4 integrantes. Os escolhidos ficarão responsáveis por apresentar as demandas de cada região, representando os segmentos empresarial, institutos de ciência e tecnologia (universidades, centros de pesquisa), poder público, sociedade civil organizada e entidades de representação setorial, como Fieb, Sebrae, Ibametro, dentre outros.

Entre os temas que serão discutidos estão: integração do ecossistema estadual de CT&I; temas estratégicos para pesquisas cientificas e tecnológicas; infraestrutura de CT&I; formação de pessoal para a sociedade 5.0; inovação tecnológica; financiamento de CT&I; tecnologias sociais para o desenvolvimento sustentável; e difusão de conhecimento e popularização da ciência. Detalhes como abertura das inscrições serão divulgadas em breve no site da Secti. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas