Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Família de homem morto por PMs relata surtos e uso de medicação controlada

De acordo com a família, José Hipólito fazia uso de medicação controlada e ficava violento quando não tomava os remédios | FOTO: Reprodução/TV Bahia |

Familiares do homem que foi morto por policiais militares na cidade de Conde, no litoral norte da Bahia, relataram um histórico de surtos e uso de medicação controlada por parte da vítima. José Hipólito dos Santos, de 54 anos, foi baleado após ameaçar moradores e policiais com uma faca na segunda-feira (30). Os militares alegam que agiram em legítima defesa e a família conta que o homem tinha problemas mentais.

Ele morava no povoado de Coqueiros, que fica na cidade de Jandaíra, vizinha a Conde. De acordo com a família, José Hipólito fazia uso de medicação controlada e ficava violento quando não tomava os remédios. “Eles mataram uma pessoa inocente, digna, doente mesmo. Ele surtava, jogava lama na casa, ele quebrava tudo. Aí quando o pessoal vinha e aplicava o remédio, ele ficava bom”, disse Genilza Santos, sobrinha da vítima.

Outros vídeos mostram policiais e pessoas com trajes civis tentando uma negociação com a vítima | FOTO: Montagem do Correio 24h |

Um inquérito foi aberto pela Corregedoria da Polícia Militar para apurar a situação. Antes de atirar no homem, a PM informou que os militares usaram gás lacrimogêneo e balas de borracha para fazer o homem soltar a faca. No entanto, ele avançou contra os policiais, que atiraram. De acordo com o major, Alexandre Messias,comandante da 51ª CIPM (Conde), os militares agiram em legítima defesa.

“Apesar dos disparos que inicialmente foram deflagrados para o solo, ele partiu com a arma em punho para cima dos policiais, apesar dos disparos com a espingarda calibre 12, com a munição de borracha. E aí não restou ao policial, para salvar a vida do outro, já que ele estava se aproximando em alta velocidade até. E para salvar a vida do companheiro e a sua própria vida, ele teve que efetuar disparos que atingiram o cidadão”, disse o PM. Moradores do município filmaram a ação policial. Primeiro, é possível ver que o homem ameaça pessoas na rua com a faca.

Confira aqui o vídeo

Depois, ele aparece próximo a um matagal, rodeado por PMs, que atiram em direção ao chão. Segundo a assessoria da corporação, um dos agentes acabou ferido. Em seguida, o homem corre na direção dos policiais, é atingido pelos tiros e cai perto da viatura. A polícia disse ainda que José Hipólito estava na cidade havia uma semana e tinha passagens por delegacias por invadir uma casa e matar um cachorro, além de ter invadido uma escola armado. As informações são do G1.

Leia também

#Vídeo: Policiais militares matam homem com transtorno metal que estava armado em município baiano

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas