Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Profissionais de Saúde de Lençóis passam por curso de formação de doulas esta semana

O curso de formação de doulas será ministrado pelo coletivo Flor de Algodão | FOTO: Reprodução |

Ao menos três profissionais da pasta de Saúde do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, participam, a partir desta quinta-feira (3) até o domingo (6), do curso de formação de doulas ministrado pelo coletivo Flor de Algodão. A gestão do prefeito Marcos Airton (PRB), o popular Marcão, fechou uma parceria com o objetivo de melhorar o acompanhamento das gestantes durante, antes e após o parto, que é exatamente trabalho das doulas.

O coletivo de doulas de Lençóis iniciou em julho deste ano uma parceria com os postos de saúde municipais, onde promovem rodas com as gestantes, levando informação, esclarecendo dúvidas, desmistificando medos e ainda mostrando exercícios práticos para uma gestação e parto mais positivos.

Qualidade de parto
É comprovado que o auxílio das doulas, ao promoverem conforto físico e emocional às mulheres, traz inúmeros benefícios para o parto e também para o vínculo mãe/ bebê. Muito mais que apoio e conhecimento de técnicas diversas, além de entendimento sobre o corpo da gestante, a doula acolhe, dá força, coragem e possibilita que a mulher se entregue à experiência do parto humanizado.

Atualmente começa a ser consenso de que mulheres que têm acompanhamento de uma doula apresentaram menor tempo de trabalho de parto, menor taxa de cirurgias cesarianas, menor índice de depressão pós parto, maior sucesso na amamentação, dentre outros benefícios. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas