Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Primeira edição de Feira Cidadã oferece mais de 6 mil serviços em Itaberaba

A população terá acesso a uma série de serviços no município chapadeiro | FOTO: Divulgação |

A primeira grande Feira Cidadã do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, acontece entre os dias 10 e 11 de outubro, e oferecerá mais de 6 mil serviços, incluindo a realização exames e procedimentos médico-odontológicos, além de outros de cidadania. O evento terá como sede a Praça Miguel Brito (antigo Coqueiro), a partir das 8h da manhã.

Para participar da primeira edição da grande Feira Cidadã de Itaberaba basta comparecer ao local, na data e horário portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira abaixo a lista completa dos serviços que serão realizados, além de outros detalhes necessários para solicitar os atendimentos que, em alguns casos, vão ter vagas limitadas, com a distribuição, por ordem de chegada, de fichas/senhas de atendimento. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Cidadania
Inclui a emissão da 2ª Via da Carteira de Identidade (necessário a certidão de nascimento ou casamento original e em bom estado junto com duas fotos 3×4 recente). Vão ser disponibilizadas 550 fichas.

Exames
Mamografia
Vão ser realizados 320 Exames de Câncer de Mama (ECM), também chamado de mamografia, em mulheres de 50 a 69 anos de idade. As pacientes não podem ter feito cirurgia anteriormente, nem ter cicatriz na mama. (Precisa de ficha/senha)

Ultrassonografia (USG)
Vão ser realizadas 950
Ultrassonografias, com requisição médica, de Mama, Transvaginal, Abdômen Total, Tireoide, Vias Urinárias, Próstata (via abdominal) e partes moles. Os pacientes que tenham requisição na CEMAC, devem pegá-las antecipadamente. (Precisa de ficha/senha)

Eletrocardiograma (ECG)
Vão ser realizados 400 exames de Eletrocardiograma. (Precisa de ficha/senha)

Raio-X
Vão ser realizados 140 exames de Raio-X (apenas do Tórax). (Precisa de ficha/senha)

Ginecológicos é Preventivos
Vão ser realizados 280 exames Ginecológicos e Preventivos. (Precisa de ficha/senha)

Exames Oftalmológicos
Vão ser realizados 1.000 exames
Oftalmológicos, com distribuição de óculos para Adultos e Crianças — na faixa etária de 7 a 14 anos. No total, vão ser 250 óculos com lentes mono e bifocal. (Precisa de ficha/senha)

Triagem de Catarata
Também vão ser realizados 1.000 Exames oftalmológicos de triagem e rastreamento, em pessoas com idade acima de 60 anos, para a realização da Cirurgia de Catarata. (Precisa de ficha e senha)

Procedimentos Odontológicos
Vão ser realizados 1.200 atendimentos odontológicos, com a realização de diversos procedimentos: tratamento de canal (de pré-molar a pré-molar), restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, extrações, aplicação de flúor, atividades coletivas na atenção especializada e tratamento de doenças da gengiva, limpeza e retirada de placa bacteriana, dentre outros. (Precisa de ficha/senha)

Próteses Dentárias
Vão ser disponibilizadas moldagens para a fabricação de próteses odontológicas total (dentaduras) e parcial (a exemplo de Roach). No total, vão ser produzidas 200 unidades. (Precisa de ficha/senha)

Outros serviços que não precisam pegar ficha
1) Orientação sobre a Saúde da Mulher, além de métodos contraceptivos.
2) Espaço Saúde com aferição de Pressão Arterial e de Glicemia.
3) Orientação Nutricional com medição da altura, peso e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), além de dicas saudáveis, demonstração dos diferentes grupos alimentares e Fisioterapia.
4) Imunização: Na oportunidade serão oferecidas vacinas para imunização de febre amarela, Hepatite e Tétano. Precisa levar o Cartão de Vacinação.
5) Testes Rápidos: HIV, Sífilis e Hepatite.
6) Brinquedoteca: espaço para crianças com atividades lúdicas e recreativas, além de muita alegria e diversão para a criançada.
7) Espaço Beleza com serviços de maquiagem, corte de cabelo e outros serviços de estética.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas