Ícone do site Jornal da Chapada

Municípios da Chapada Diamantina querem título de Geoparque da Unesco

Morro do Chapéu, Rio de Contas, Lençóis, Palmeiras, Mucugê e Andaraí viabilizam candidaturas | FOTO: Divulgação/Dill Santos |

O título de Geoparque, concedido pela Unesco, tem entre seus novos candidatos os municípios baianos de São Desidério, Morro do Chapéu, Rio de Contas e um grupo formado por quatro municípios – Lençóis, Andaraí, Mucugê e Palmeiras, na Chapada Diamantina –, onde setores da população desenvolvem trabalhos visando viabilizar as respectivas candidaturas.

A conquista do certificado pode implicar em investimentos na área ambiental, mas também a concessão de recursos de investimento em infraestrutura e manifestações culturais regionais, e principalmente ênfase em geoturismo e desenvolvimento sustentável, com envolvimento da população local. No Brasil, apenas a Chapada do Araripe, no estado do Ceará, é considerado Geoparque.

“É preciso cumprir uma série de requisitos, mas o retorno vale a pena para o município ou região”, explica o geólogo Antônio Dourado, entusiasta do assunto, ao acompanhar com assiduidade os avanços das cidades candidatas da Bahia rumo ao cobiçado certificado.

Avanços
Em Lençóis já há sinais de evidências destes avanços. Nos locais onde há registro histórico ou de relevância cultural, foram colocadas placas informativas para o visitante conhecer os vestígios e as características capazes de tornar o município tão especial, pelo patrimônio da era de fausto do garimpo, natureza exuberante e peculiaridades no jeito de ser da população.

No mesmo ritmo, municípios associados a Lençóis tomam providências para fortalecer as chances de conquistar o título de Geoparque. A candidatura ganha força com Andaraí, Palmeiras, onde fica o vale do Capão e o Morro do Pai Inácio e Mucugê, onde começou o ciclo do diamante na região, além de Morro do Chapéu. As informações são do jornal A Tarde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas