Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Escolas estaduais abrem normalmente mesmo com rumores de greve da PM

Na capital e no interior, esta quinta será marcada pelo protagonismo dos estudantes, que apresentarão projetos nas diversas áreas do conhecimento | FOTO: Divulgação/SEC |

A Secretaria da Educação do Estado informa que as escolas da rede estadual de ensino abriram normalmente nesta quarta-feira (9) e vão abrir da mesma forma nesta quinta-feira (10). O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destaca a parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), com o reforço da segurança no entorno das escolas, por meio da operação Ronda Escolar, e afirma que a normalidade das aulas deve ser mantida para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos.

“As escolas abriram este dia letivo com a normalidade da rede. Queremos garantir que, com todos esses boatos que aparecem por aí, as escolas abriram com a segurança estabelecida com a parceria da Secretaria da Segurança Pública e do Comando da Polícia Militar (PM). Temos ainda todo o efetivo no interior do estado, numa forte parceria também com as prefeituras municipais, que têm as suas guardas municipais. Portanto, posso dizer que nós estamos trabalhando para que o nosso ano letivo não tenha prejuízos. O Governo do Estado está fazendo tudo para que a segurança dos nossos professores, funcionários e estudantes seja garantida”, ressalta o secretário.

Jerônimo acrescenta que a Secretaria da Educação conta com o apoio do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O centro recebe, em tempo real, na sala de monitoramento, as imagens registradas por câmeras de fibra ótica instaladas no entorno de unidades escolares.

Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, em Salvador, com aula normal nesta quarta | FOTO: Divulgação |

Aulas nesta quinta
Da mesma forma, a SEC emitiu nota afirmando que as escolas estaduais abrirão normalmente, nesta quinta (10), sem nenhuma alteração do calendário escolar. O secretário Jerônimo Rodrigues, alertou a população para as ‘Fake News’ sobre o não funcionamento das escolas em virtude dos boatos da greve da Polícia Militar.

“As escolas abriram normalmente nesta quarta-feira. Houve muitas Fake News, mas gostaríamos de tranquilizar toda a população, principalmente as famílias dos nossos estudantes, de que a Polícia Militar está nas ruas e amanhã a rede continuará mobilizada em torno da normalidade das ações, dando continuidade aos nossos 200 dias letivos. Ressalto, mais uma vez, o apoio e a parceria com a Secretaria da Segurança Pública, por meio do reforço da segurança no entorno das escolas com a operação da Ronda Escolar”.

Na capital e no interior do Estado, esta quinta-feira (10) será marcada pelo protagonismo dos estudantes, que irão apresentar projetos nas diversas áreas do conhecimento. Em Salvador, por exemplo, será realizada a 4ª Feira Literária (Flicor) do Colégio Estadual Rotary, no bairro de Itapuã. A unidade escolar ficará aberta para a comunidade, a partir das 8h30, quando será lançado um livro com obras dos estudantes. Logo depois serão realizadas apresentações teatrais e musicais; exposições e instalações de arte; plenárias, oficinas, painéis e café literário.

O objetivo da Flicor é estimular a leitura e a escrita, bem como integrar a escola e a comunidade local, por meio do universo lúdico da literatura e das artes. Já no bairro de Cajazeiras, o Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa promoverá um encontro com pais, mestre e alunos do 8º ano, das 14 às 17h.

Em Dias D´Ávila, o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Dias D´Ávila realizará, das 9h às 16h, a III Feira de Logística, Meio-ambiente, Administração, Segurança do Trabalho e Recursos Humanos. Em estandes, os estudantes irão apresentar os projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo aliando a teoria à prática. A atividade será aberta ao público. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas