Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Equipes da Secretaria de Educação de Itaberaba reforçam campanha Outubro Rosa

A equipes atuam recepcionando as mulheres e dialogando sobre a doença | FOTO: Divulgação |

A cada quinta-feira durante todo mês de outubro, os servidores da Secretaria de Educação de Itaberaba, na Chapada Diamantina, pasta comandada pela pedagoga Nogma Britto, da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), participam da campanha Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama e colo do útero.

Eles recebem o público que busca os serviços no órgão central com um abraço, um mimo e esclarecimentos sobre como se cuidar, praticando o auto-exame na prevenção do câncer de mama. O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são um caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor, a pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

1 / 8

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas