Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: ‘Santa Dulce dos Pobres’ é o novo nome do hospital municipal de Utinga após aprovação de projeto

Obra de arte sacra entalhada pelo artesão baiano André Cana Brasil | FOTO: Divulgação |

A unidade hospitalar de Utinga, município da Chapada Diamantina, passará a se chamar Hospital Municipal Santa Dulce do Pobres após aprovação, por unanimidade, na Câmara de Vereadores, do projeto de lei de autoria do prefeito Joyuson Vieira (PSL) no final do mês de setembro. Segundo o gestor, a influência de sua família, que é católica, além de sua mãe e sua esposa, que são fiéis fervorosas, foi importante na decisão de homenagear a primeira santa genuinamente brasileira.

Além disso, Vieira afirma que essa homenagem não é por conta da religião. “Mesmo sendo católicos, nos inspiramos muito mais na trajetória de vida de Irmã Dulce como pessoa do que no aspecto meramente religioso para prestar tamanha homenagem”, informa o gestor ao Jornal da Chapada.

Imagem da nova fachada do Hospital Municipal Santa Dulce do Pobres | FOTO: Divulgação |

Na justificativa do projeto, que foi sancionado no dia 30 de setembro, Joyuson destacou as obras de requalificação pela qual passa o hospital, além de como a santa, que terá sua solenidade de canonização neste domingo (13), tratava os enfermos buscando a cura através da fé.

E, realmente, ele conseguiu convencer vereadores de todos os credos, inclusive chegou a brincar com o fato. “Santa Dulce dos Pobres acaba de realizar mais um milagre, unir todas os pensamentos político-ideológicos de Utinga em torno de um projeto. Amém!”.

Vale ressaltar, que uma imagem de Santa Dulce dos Pobres já foi entalhada em madeira renovável da Fazenda Sarpa, de Utinga, e será colocada no pátio do hospital. A obra de arte sacra foi entalhada pelo artesão baiano André Cana Brasil, um amigo da comunidade utinguense.

Jornal da Chapada

Imagem da obra de arte que ficará no pátio do hospital

Vídeo da produção da peça do artesão André Cana

Leia também

TVE vai transmitir canonização de Irmã Dulce no dia 13 de outubro direto do Vaticano

Imagens da primeira santa brasileira tomam as redes sociais; confira as fotos com Irmã Dulce

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas