Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Ciclistas de 15 cidades baianas se encontram em Campo Formoso para edição do MTB Challengers

A competição não foi a única apoiada pela Sudesb neste ano | FOTO: Divulgação |

Campo Formoso, no norte baiano, amanheceu no clima do ciclismo no último domingo (13), com a presença de cerca de 200 competidores da segunda edição do MTB Challengers. Com largada às 9h, na Praça Herculano Menezes, no centro da cidade, e um percurso total de 62 quilômetros, a prova valeu pontos para o ranking baiano e teve apoio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

A prova reuniu ciclistas profissionais e amadores de 15 cidades baianas, como Campo Formoso, Capim Grosso, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Lapão, Morro do Chapéu, Pindobaçu, Salvador, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrinha e Tanquinho de Feira. Atletas dos estados de Pernambuco e Piauí também compareceram.

Um dos participantes mais esperados no evento era Lázaro Macedo, policial militar, natural de Senhor do Bonfim, distante pouco mais de 25 quilômetros da cidade sede do evento. O atleta é o líder do ranking regional na categoria elite de XCM e no ranking de XCO na categoria master, além de ser o atual campeão da Copa Nordeste de XCO, realizada este ano em Soledade, na Paraíba.

Apoio
Lázaro é um dos 74 atletas baianos apoiados pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico (FazAtleta), que oferece, por parte do Governo do Estado, isenção fiscal a empresas que se comprometem a apoiar financeiramente esportistas que residem na Bahia, além de eventos que acontecem no estado. “Sem este projeto, com certeza, este ano eu não teria conseguido permanecer competindo da forma que eu venho fazendo. Pra mim é muito importante este apoio”, disse o atleta.

Já Noêmia Gama, 51 anos, natural de Campo Formoso, praticante de ciclismo desde a infância, competiu pela categoria turismo, a mesma em que foi líder na competição no ano passado. “Quando eu comecei, as pessoas me chamavam de doida por rodar a cidade de bike, mas eu continuei. Para mim, é uma forma de manter a saúde. Saio todo dia às 5h para pedalar, faço de 30 a 40 quilômetros, já cheguei a fazer 200 quilômetros, e não pretendo parar”, contou.

Mountain bike
A competição do último domingo (13) não foi a única apoiada pela Sudesb neste ano. Somente em 2019, a autarquia do esporte já apoiou o Desafio Mucugê, Suba 100, 5ª Ibotrilha de XCM 2019, 15ª Maraton Bike de Alagoinhas, 21ª Corrida Ecológica de Brumado, 8ª Maraton Bike Irecê, Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada CRI, Escalada do Cruzeiro de MTB XCO e MTB Challengers.

Ainda em outubro, serão realizados o Ama Ride, em Amargosa, e o Desafio Ciclístico de Salvador, na capital baiana, com apoio também da Sudesb. Fechando o mês, entre os dias 20 e 26, acontece a prova do Brasil Ride, uma das maiores competições das Américas, que reunirá, em Porto Seguro, atletas de diversos estados do Brasil e de outros países. Em novembro, mais duas provas recebem apoio: o Super Desafio do Cacau (8 e 10), em Itabuna, e o Desafio dos Tropeiros (17), em Senhor do Bonfim.

Sobre a parceria com o Governo do Estado, Rogério Rangel, diretor técnico da Federação Baiana de Ciclismo, destacou que o apoio é importante para o crescimento do ciclismo local. “Hoje, a Bahia é referência no mountain bike nacional. Realizamos provas que são referência no Brasil todo, como o Suba 100, Brasil Ride, Desafio Mucugê, dentre outras”, afirmou. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas