Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba de Jacobina segue com inscrição de propostas para a Semana da Consciência Negra até domingo

A previsão para publicação do resultado é 1º de novembro | FOTO: Divulgação/Correio MA |

Segue aberta até este domingo (27) a inscrição para os interessados em submeter propostas referentes à Semana da Consciência Negra 2019 do Ifba de Jacobina, na Chapada Norte. A inscrição deve ser realizada através deste link, de acordo com as normas indicadas no edital. A previsão para publicação do resultado é 1º de novembro. Para obtenção de certificado, todos os proponentes, autores e coautores devem estar inscritos, posteriormente, no evento, cujo período será habilitado a partir de 4 de novembro.

Além de conferências com profissionais do Instituto e convidados, a semana, que acontece de 19 a 21 de novembro, contará com oficinas, minicursos, exibição e debate de filmes, rodas de conversa, salas temáticas, exposições e apresentações artístico-culturais.

Dentre os eixos temáticos a serem discutidos durante o evento, destacam-se mulher negra e espaços de poder; juventude e violência contra a população negra; ações afirmativas; religiosidade e intolerância; racismo e apropriação cultural; valorização da estética negra e empoderamento; saúde; educação e descolonização dos saberes; comunidades quilombolas, políticas públicas e direitos; relações étnico-raciais.

Saiba mais
O tema da Semana da Consciência Negra deste ano é ‘Nossos Passos Vêm de Longe’, referência à perspectiva histórica dos debates sobre as questões que atravessam a experiência de ser negro/a no Brasil, à memória e resistência de lideranças e suas bandeiras como símbolos de luta contra a opressão.

“O racismo, em suas diferentes manifestações, é uma das formas mais perversas de violência cometidas cotidianamente em nosso país. A escola não está imune à reprodução dessas práticas! O enfrentamento e a superação de preconceitos na sociedade e no ambiente escolar constituem um dos grandes desafios para efetivação de uma verdadeira democracia, em suas múltiplas dimensões: econômica, política, social. Nosso objetivo é estimular e fortalecer a diversidade!”, explica o prof. e sociólogo Joallan Rocha, presidente da comissão organizadora do evento. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas