Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Dois novos casos de sarampo são confirmados; total de ocorrências chega a 22

A Sesab ainda destaca que, do total de casos, cinco são importados | FOTO: Divulgação |

Dois novos casos confirmados de sarampo foram registrados na Bahia, segundo boletim divulgado na última quinta-feira (17), pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com isso, o número de ocorrências confirmadas da doença no estado sobe, em uma semana, de 20 para 22. O último boletim havia sido divulgado em 10 de outubro. Segundo a Sesab, os números correspondem a levantamento feito até a semana epidemiológica 41 (12/10). Dos 22 casos de sarampo confirmados na Bahia, 12 são em Santo Amaro, 5 em Gandu, 1 em Ituberá, 1 em Jacobina, 1 em Palmeiras, 1 em Salvador e 1 em Andorinha.

A Sesab ainda destaca que, do total de casos, cinco são importados, o que significa que a contaminação ocorreu em outras localidades fora da Bahia, mas a notificação se deu durante a estadia aqui no estado. esses casos são em Porto Seguro (1), Salvador (1), Souto Soares (1) e Caetité (2). Até o momento, foram notificados 536 casos suspeitos de sarampo, sendo 282 descartados, 22 confirmados, enquanto 232 permanecem em investigação.

Campanha de vacinação
Começou na segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra sarampo. A ação segue até o dia 25 de outubro. Nesta quinta-feira é celebrado o Dia Nacional de Vacinação e, em Salvador, estão sendo realizadas campanhas de conscientização quanto à importância da imunização e atualização da caderneta de vacina.

O público-alvo é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), devido a vulnerabilidade desse grupo contrair o agravo e evoluir para complicações graves e até mesmo levar ao óbito. Em Salvador, todos os postos de saúde irão oferecer a imunização contra a doença. O atendimento nas unidades ocorre de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). As informações são do G1.

Leia também

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas