Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Feira agroecológica em território Payayá eleva conhecimento sobre preservação, meio ambiente e cultura em Utinga

A Feira de Agroecologia dos Payayás segue até o domingo (20) em Cabeceira do Rio, território Indígena Payayá, no município de Utinga, na Chapada Diamantina. A abertura da feira foi na última quarta-feira (16) e, desde então, tem ampliado debates dentro do tema central ‘Terra, Território, Águas e Ancestralidade – Fazendo o bem’. O evento ainda mobilizou setores da sociedade e trata sobre questões ambientais, preservação da cultura indígena, tolerância e interação cultural.

O prefeito Joyuson Vieira (PSL) recebeu o agradecimento da liderança da comunidade indígena, o cacique Juvenal Payayá, pelo apoio da prefeitura, que colocou toda a estrutura à disposição do evento. Para o cacique Juvenal, que é anfitrião do evento e membro da Teia de Agroecologia dos Povos, a jornada se constitui em um espaço em que é possível despertar o mundo para as necessidades de preservação da Mãe Terra, da natureza.

O prefeito Joyuson Vieira recebeu o agradecimento da liderança indígena, cacique Juvenal Payayá, pelo apoio da prefeitura | FOTO: Divulgação |

“Se não preservamos os rios, as matas, as nascentes, os pássaros e principalmente as abelhas, teremos uma Terra desértica. E, de certa forma, a alimentação já está faltando. Mais de um bilhão de pessoas morrem, por ano, de fome no mundo. O que nós queremos mais fundamentalmente da agroecologia é discutir a vida futura, é preservar a natureza. Esse é o objetivo deste encontro”, afirmou.

Por sua vez, Joyuson Vieira enalteceu a herança dos Payayás em Utinga, agradecendo e os parabenizando pela iniciativa de ampliar os debates sobre agroecologia, meio ambiente e preservação da natureza. O evento contou com participação das escolas municipais, que colaboraram com roda de leitura, além de contar com apresentação da Fanfarra da Liberdade (Fanlib). Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas