Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Profissionais debatem prevenção e combate a incêndios florestais durante encontro em Mucugê

O encontro discute ações adotadas pelos entes estaduais, municipais e envolve as comunidades locais | FOTO: Divulgação/CBMBA |

Representantes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) participaram, nesta segunda-feira (21), em Mucugê, de uma reunião de prevenção e combate a incêndios florestais. Promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado da Bahia, o encontro tem como objetivo discutir as ações adotadas pelos entes estaduais, municipais, bem como a participação das comunidades locais no processo.

O major Cleber Bahia, comandante do 8º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Jequié), compôs a mesa de autoridades na abertura representando a corporação. Na oportunidade, o oficial reforçou a importância das brigadas voluntárias no processo de prevenção e combate nas cidades da Chapada Diamantina. “Sozinhos, o resultado não seria tão exitoso. Enfatizo a importância das brigadas voluntárias no processo e faço votos de que essa parceria melhore a cada dia”, completou o oficial.

O capitão Murilo Rocha, subcomandante do 11ºGBM/Itaberaba e membro do Grupo de Trabalho do Programa Bahia Sem Fogo, explicou as ações preventivas e de combate realizadas pelo Corpo de Bombeiros no contexto dos incêndios florestais. “Estar diante de pessoas que, muitas delas de forma voluntária, vieram participar deste evento e atuam em ações de combate aos incêndios florestais, como é o caso dos brigadistas voluntários, é algo que torna ainda mais gratificante atuar na prevenção e mitigação dos incêndios florestais.

De acordo com a coordenadora técnica da Diretoria de Fiscalização do Inema, Fabíola Cotrim o objetivo da reunião é informar aos membros e participantes as sobre as ações do programa Bahia sem fogo, como também fortalecer tais ações entre o estado e a sociedade, ouvindo as demandas das comunidades locais para que o Estafo possa dar a devida atenção. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas