Ícone do site Jornal da Chapada

Chuva na Chapada Diamantina faz Inema emitir nota de ‘Estado de Atenção’; mínima de 15º na região

As temperaturas em Itaberaba deve variar entre 17°C e 27°C | FOTO: Arquivo/PMI |

Nas próximas 24h, municípios da região da Chapada Diamantina devem receber grande volume de água das chuvas. É o que diz nota do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) desta quarta-feira (23). O órgão emitiu ‘Estado de Atenção’ em diferentes regiões da Bahia. Com isso, o clima quente que predominava, causando inclusive incêndios florestais (veja aqui), deve ser amenizado. As temperaturas também devem baixar um pouco. Entretanto, no município de Piatã, onde são registradas as menores temperaturas, a mínima será de 15ºC, o que pode parecer bastante incomum. A máxima deve ser registrada em Lençóis, 34ºC. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep).

Na nota emitida pelo Inema, a chuva que cairá na região chapadeira poderá variar entre forte e moderada intensidade. Também pode ocorrer de forma isolada, ou acompanhada por trovoadas com grande potencial de causar alagamentos e pequenos transtornos em áreas urbanas. “Em decorrência das precipitações ocorridas nas últimas horas em parte do Oeste e São Francisco, a Sala de Situação do Inema informa que, ainda há previsão de continuidade destas chuvas, nas próximas 24h, estendendo-se também na parte norte, Chapada Diamantina, além de todo o sudoeste e sul do estado”, aponta.

As chuvas devem chegar com maior intensidade no extremo sul e sudoeste da Bahia. “Com isso, a situação permanece em ‘Estado de Atenção’, sobretudo nas áreas indicadas em amarelo da figura abaixo”, completa o texto do Inema se referindo ao mapa reproduzido aqui no Jornal da Chapada. Pela imagem disponibilizada pelo órgão, deve chover na Chapada Diamantina toda. “Aqui chove desde as quatro horas da tarde”, diz o presidente da Brigada Guerreiros BVCifa, Edvaldo Miranda Alves, morador de Barra da Estiva que enviou até vídeo ao site.

Jornal da Chapada

Veja vídeo da chuva em Barra da Estiva

Veja aqui o mapa disponibilizado pelo Inema

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas