Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Voluntários em limpeza de praias nordestinas precisam ter cuidados com a saúde

De asma a leucemia: as doenças que o vazamento de óleo podem causar | FOTO: Reprodução/Veja |

Os grupos de voluntários se organizam para ajudar na remoção do poluente que está impregnando a areia e os corais do litoral nordestino precisam se proteger adequadamente para evitar que o contato com o petróleo traga prejuízos à saúde. Isso porque o material pode desencadear doenças de pele e a inalação dos gases liberados com a vaporização do petróleo pode levar a doenças respiratórias, como bronquite e asma.

Além disso, em caso de exposição prolongado pode haver problemas mais graves. “Petróleos que possuem mais benzeno em sua composição podem, em casos mais graves, provocar alterações neurológicas e até leucemia”, diz Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica da Universidade de São Paulo (USP). Por esse motivo, recomenda-se que os banhistas se mantenham longe do mar e, em caso de contato, lavem-se imediatamente com água e sabão.

Alerta aos voluntários
Para quem participa dos mutirões, que tem conseguido recolher grandes porções do óleo, é necessário se proteger com luvas e botas e evitar ao máximo entrar em contato com o poluente. Em Pernambuco, os grupos sido orientados pela organização Xô Plástico para usar material de proteção.

Órgãos públicos salientam que além de luvas e botas, as pessoas devem utilizar máscara e calça comprida. No entanto, ainda há muitos voluntários trabalhando sem a segurança necessária. “Tem gente que se melou toda de óleo”, conta a estudante de Educação Física Louise Foster, que faz limpeza voluntária na Praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho. Jornal da Chapada com as informações do site da Revista Veja.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas