Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Grupo de brigadistas voluntários se reúne com poderes públicos em Barra da Estiva no mês de novembro

"A gente apaga fogo na Chapada todinha e não temos nenhum apoio", diz o brigadista Edvaldo Miranda | FOTO: Divulgação |

O grupo de brigadistas voluntários Guerreiros de Barra da Estiva está programando uma reunião para o próximo dia 14 de novembro (quinta-feira), na Câmara de Vereadores da cidade localizada na Chapada Diamantina. De acordo com o presidente do grupo, Edvaldo Miranda Alves, serão convidados prefeitos e secretários da região, além dos presidentes das brigadas. Eles pretendem discutir formas de apoio para as brigadas voluntárias, que sempre estão sem equipamentos ou com materiais defasados.

“A gente quer o apoio das prefeituras. As botas que recebemos não aguentam um dia de combate. Pois brigadistas precisam se humilhar para conseguir um carro, por exemplo. Quem primeiro chega no incêndio somos nós na nossa cidade e a gente não têm apoio nenhum, a sede que a gente tinha a prefeitura fechou”, contou Alves. Miranda detalhou ao Jornal da Chapada que apesar do amor que eles têm pela natureza e pelo lugar onde vivem, é preciso ter dinheiro para manter uma fiscalização descente.

“A gente gasta dinheiro do nosso bolso, para pegar carro, moto. Mas os órgãos públicos têm carros ‘jogados’ que poderiam pegar e colocar nas brigadas. A gente não pode fiscalizar porque não tem um carro e, enquanto isso, o fogo acaba com nossa Chapada”, lamentou Edvaldo. Ele revelou ainda que, mesmo sem o apoio, o grupo do qual faz parte tem bombeiros com conhecimentos em incêndios urbanos e florestais, primeiros socorros, dentre outras capacitações e atende muitos municípios vizinhos. “A gente apaga fogo na Chapada todinha e não temos nenhum apoio”, finalizou.

Jornal da Chapada

Leia também

Deputado sugere ampliar e equipar brigadas para diminuir grandes incêndios na Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas