Ícone do site Jornal da Chapada

Suplementação de vitamina A é recomendada onde há surtos de sarampo

Uma alimentação balanceada, correta, é fundamental para manter as células do sistema imunológico funcionando de maneira adequada | FOTO: Reprodução/Abril |

A boa nutrição é aliada no tratamento das mais diversas doenças, pois contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e ajuda a minimizar dores e sintomas. Embora a vacinação seja a principal recomendação, nos estados onde há surto de sarampo, por exemplo, cápsulas de Vitamina A têm sido distribuídas para uso em crianças menores de 6 meses de idade, com suspeita de sarampo, a fim de prevenir complicações.

A nutricionista Hemanuele Gouveia, da clínica de Atenção Integral à Saúde (AIS), da Central Nacional Unimed, em Salvador, lembra que o leite materno fornece a quantidade de Vitamina A que as crianças precisam nos seis primeiros meses de vida. “Desde que seja oferecido de forma exclusiva, o leite materno é suficiente para garantir boa nutrição, permitir crescimento saudável e a manutenção de estoques suficientes da vitamina”, explica. Ela ressalta que não é necessário oferecer à criança, nos seis primeiros meses de vida, nenhum outro alimento como chás e água.

Equilíbrio
A Vitamina A não está presente apenas no leite materno. Ela pode ser encontrada em alimentos de origem animal (leite integral, fígado bovino, ovo cozido), frutas e legumes de cor amarelo-alaranjada (manga, mamão, cenoura, abóbora), verduras verde-escuras (couve refogada, brócolis cozido, espinafre cozido), além de óleos e frutas oleaginosas (óleo de girassol, óleo de gérmen de trigo, amêndoas, amendoim, semente de girassol). Uma alimentação balanceada, correta, é fundamental para manter as células do sistema imunológico funcionando de maneira adequada.

“É necessário ingerir alimentos variados e o mais natural possível e em quantidades adequadas, além de manter um estilo de vida mais saudável e ativo”, adverte a nutricionista Hemanuele Gouveia. Ela destaca que o ideal é a busca do equilíbrio na alimentação, escolhendo alimentos saudáveis. “As dietas muito rigorosas, sem acompanhamento, assim como o exagerado consumo de gorduras e açúcares, podem provocar alterações do sistema imunológico e danos à saúde”, afirma a nutricionista.

Clínica AIS
A primeira clínica da Central Nacional Unimed no modelo AIS – Atenção Integral à Saúde está localizada em Salvador e completou um ano em junho. AIS é a forma de atendimento na qual um profissional médico capacitado guia as pessoas em plano personalizado de cuidado. Além do médico, conta-se com a atuação conjunta de uma equipe multiprofissional. A equipe é formada por médicos, nutricionista, psicólogo, enfermeira e fisioterapeuta. O time multiprofissional resolve de 70 a 90% de todos os problemas de saúde. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas