Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Seminários sobre preservação ambiental envolvem ativistas em Palmeiras, Lençóis e Morro do Chapéu

Os eventos estão relacionados com o convênio celebrado entre o Governo do Estado e a União | FOTO: Montagem do JC/Arquivo |

A preservação de recursos ambientais e o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) serão os temas abordados nos seminários regionais, promovidos pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), que acontecerá nesta semana na Chapada Diamantina. Os eventos estão relacionados com o convênio celebrado entre o Governo do Estado, através da SIHS e a União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

As ações são voltadas para garantir a recuperação florestal em Áreas de Preservação Permanente (APPs) no entorno de nascentes e faixas marginais dos cursos d’água localizados nas bacias hidrográficas dos rios Paraguaçu, Pojuca e Subaé. Os mananciais de superfície desses rios contribuem direta e indiretamente para o abastecimento dos reservatórios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

“A realização desses seminários, visa tratar sobre o uso sustentável dos recursos hídricos, para assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água. Já o PSA oferece um incentivo a quem desenvolve ações de preservação ambiental, promovendo educação, além de compartilhar com a sociedade o custo dos produtores rurais, especialmente os familiares, preservando a biodiversidade e os recursos hídricos”, informa o titular da SIHS, Leonardo Góes.

A SIHS já realizou 21 cursos, nas cidades de Catu, Teodoro Sampaio, São Sebastião do Passé, Morro do Chapéu, Palmeiras, Santo Amaro e Feira de Santana, totalizando 523 participantes, sendo que 96 pessoas são beneficiário direto do projeto. Também foram georeferenciadas 252 nascentes nas regiões da Chapada e Recôncavo, sendo que em 213 nascentes já foram feitos diagnósticos e os projetos de implementação, um avanço significativo para essa primeira fase. As informações são de assessoria.

Programação:
06/11: Palmeiras – Auditório do Antigo Fórum (8h às 16h)
07/11: Lençóis – Auditório da Câmara Municipal (8h às 16h)
08/11: Morro do Chapéu – Casa de Arte (8h às 16h)

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas