Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Inema auxilia prefeituras na coleta e armazenamento do óleo retirado das praias

O Inema tem disponibilizado estruturas de armazenamento, containers e tonéis para facilitar o armazenamento temporário pelos municípios | FOTO: Reprodução |

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) segue adotando providências, junto aos municípios para viabilizar a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos de óleo e areia recolhidos das praias, devido ao grande desastre ambiental, de origem ainda desconhecida, que vem impactando as praias do Nordeste nos últimos meses.

O Instituto tem mantido um estreito relacionamento com os municípios, orientando e alinhando sobre as instruções básicas quanto à coleta, manuseio e armazenamento temporário dos resíduos do óleo e areia retirados das praias.

O acondicionamento pode ser feito em big bags e sacos plásticos específicos para resíduos oleosos ou outros recipientes adequados que possam conter os resíduos, sem provocar vazamento e que possam ser removidos sem que haja o rompimento da embalagem. O Inema tem disponibilizado estruturas de armazenamento, containers e tonéis para facilitar o armazenamento temporário pelos municípios.

Em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), foram disponibilizados 03 (três) caminhões muncks que estão sendo utilizados para coleta do óleo nos diversos municípios.

Os trabalhos de coleta foram iniciados nas cidades do litoral norte e deverão seguir posteriormente para as regiões sul e baixo sul do estado. Estas ações são complexas, uma vez que os locais, muitas vezes, têm dificuldades de acesso, o que demanda um quantitativo de equipamentos com especificidades diversas, a fim de atender a todas as situações existentes.

Os resíduos oleosos estão sendo destinados para empresas especializadas em armazenamento e destinação final, minimizando um dos impactos graves originados pelo vazamento de óleo que atingiu o litoral baiano. As informações são de assessoria.

Leia também

#Vídeo: Deputado alerta para ação da prefeitura de Maraú que recolhe óleo e leva para lixão próximo a mangue

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas