Ícone do site Jornal da Chapada

#Urgente: Juiz comunica à PF que Lula sairá nesta sexta da prisão; militantes aguardam o ex-presidente

O ex-presidente deve sair a qualquer momento | FOTO: Divulgação |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser libertado a qualquer momento ainda nesta sexta-feira (8). Ao menos é o que dizem os mais esperançosos. Nos bastidores e na rua todos aguardam mais notícias sobre o assunto. Segundo o jornalista Marcelo Auler, do grupo ‘Jornalistas pela Democracia’, que está em Curitiba (PR), a decisão de libertar Lula foi comunicada à Polícia Federal pelo juiz federal titular da 12ª Vara de Execuções Penais, Danilo Pereira Júnior. A juíza substituta Carolina Lebbos, responsável por parte dos casos envolvendo o petista, está de férias.

Reportagem da Rede Brasil Atual sobre o assunto aponta que a ‘Vigília Lula Livre’, em Curitiba, está pronta para receber a visita de Lula. O ex-presidente vai cumprir sua promessa de visitar os militantes que o acompanharam nesses 580 dias de prisão política. Grades estão sendo colocadas no caminho entre a sede da Superintendência da Polícia Federal e a Vigília que já está tomada por simpatizantes de Lula e muita gente está chegando ao local. As ruas no entorno foram fechadas para a passagem de carros.

De acordo com a presidenta do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (RS), Lula aguarda a decisão da Vara de Execuções Penais sobre cumprimento da decisão do STF. A juíza responsável, Carolina Lebbos, está em férias e seu substituto é o juiz Danilo Pereira Júnior. “O presidente está tranquilo e, se sua liberação acontecer hoje, como todos esperamos, visitará a Vigília Lula Livre e seguirá para São Paulo, onde encontrará amigos e a militância , amanhã, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo”, disse Gleisi.

A dirigente petista recomenda tranquilidade. “Vamos seguir tranquilos, como está o presidente, e evitar as provocações que podem vir do clima de ódio e do extremismo da direita, para não estragarmos este momento de alegria, de uma etapa vencida na busca da defesa da democracia e da justiça para Lula. Seguimos nessa caminhada pela liberdade plena de Lula com a anulação das sentenças injustas contra ele.”

Assista ao vivo

PF x Lula Livre
Reportagem da Folha de S.Paulo relata que o tradicional “bom dia presidente Lula” foi entoado às 9h por uma centena de pessoas. “Perto das 10h, o advogado Cristiano Zanin chegou ao prédio da PF. Um manifestante perguntou, gritando, ao defensor se o político ‘sai hoje’. Zanin acenou positivamente. Já na saída, o defensor disse que Lula está ‘sereno’, à espera da decisão.”

Ainda segundo a reportagem, dois policiais federais à paisana dividiam espaço com os militantes na Vigília. Eles disseram trabalhar na Superintendência onde Lula está preso e compraram camisetas com a estampa do ex-presidente nas barracas montadas no local. “Pode ser o último dia, aproveitei para comprar. Não é todo mundo que apoia o governo”, justificou o escrivão Farley Dias, 43. Jornal da Chapada com informações do Brasil 247 e Rede Brasil Atual.

Veja o alvará de soltura de Lula

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas