Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: Ex-presidente Lula está em liberdade e solta a língua durante discurso na frente da sede da PF em Curitiba

Lula anuncia que vai se casar | FOTO: Divulgação |

Após passar um ano e sete meses preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acaba de ser solto e em discurso para militantes na frente da sede da Polícia Federal (PF) solta a língua contra Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato de Curitiba (PR). A liberdade de Lula só foi possível após decisão do juiz titular da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, Danilo Pereira Júnior, que acolheu o pedido de Habeas Corpus (HC) impetrado nesta sexta-feira (8) pelos advogados de defesa do ex-presidente.

Lula falou para a ‘Vigília Lula Livre’ onde a militância se manteve todo o tempo em que ele esteve soltou. Falou do tempo preso, atacou o governo Bolsonaro e beijou a socióloga Rosângela da Silva, causando alvoroço na multidão. Foram 580 de prisão para o ex-presidente petista. Agora ele deve seguir para São Paulo, onde se encontrar com familiares e amigos na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), de onde saiu, contra a vontade do povo, no dia 7 de abril de 2018, para cumprir a pena imposta pelo então juiz Sérgio Moro, que virou ministro do governo Jair Bolsonaro (PSL).

Veja o vídeo com discurso de Lula

“Vocês não têm dimensão do significado de estar aqui junto com vocês… Vocês deram o alimento da democracia que eu precisava para resistir a safadeza e o lado podre do Ministério Público, o lado podre da Polícia Federal e da Receita Federal que trabalharam para tentar criminalizar a esquerda, criminalizar o PT, com ajuda da Rede Globo. Além de continuar lutando para melhorar a vida do povo brasileiro, eu quero dizer em alto e bom som que o lado mentiroso da Polícia Federal fez um inquérito contra mim, que o lado mentiroso e canalha da parte do Ministério Público e da Força Tarefa e o Moro, eles prenderam um homem e não uma ideia. Porque não dá para prender uma ideia”, disse Lula em discurso.

Confira vídeo de Lula já em liberdade

Soltura de Lula
A soltura de luta foi possível porque, na última quinta (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou e decidiu por 6 votos a 5 que a prisão em 2ª instância é ilegal e contraria a Constituição que diz que o réu só pode ser considerado culpado e, portanto preso, após o trânsito em julgado, ou seja, após o esgotamento de todos os recursos em todas as instâncias da Justiça.

Lula foi preso depois que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ratificou a sentença de Moro no caso do tríplex do Guarujá, apesar de não ter comprovação de crime muito menos provas. Detalhe: o imóvel não pertence nem nunca foi de Lula.

Governador fala sobre o caso
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), utilizou as redes sociais para se manifestar sobre a soltura do ex-presidente Lula da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, na tarde desta sexta. “Lula livre significa que o país pode ser pacificado. Não queremos mais ódio, queremos amor. Queremos respeito ao próximo. É a luta por um país mais igual”, afirmou Rui.

Jornal da Chapada

Veja mais fotos

1 / 6

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas