Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Governo debate implantação do SIM para impulsionar a comercialização da agricultura familiar em Andaraí

A CAR possui 10 convênios ativos com consórcios e mais R$1,8 milhão já investidos na instalação e desenvolvimento do SIM | FOTO: Divulgação/SDR |

Representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participaram, na última sexta-feira (8), de Assembleia Extraordinária promovida pela Federação de Consórcios Públicos da Bahia (Fecbahia), na sede do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Chapada Forte, no município de Andaraí.

Durante a Assembleia, Wilson Dias, diretor presidente da CAR/SDR, realizou uma apresentação sobre as ações e projetos do Governo do Estado, que estão impulsionando o desenvolvimento rural dos municípios baianos. Entre as iniciativas apresentadas está a avaliação dos convênios firmados entre a CAR/SDR e os Consórcios Públicos, para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), uma certificação estratégica que ajuda a impulsionar a agricultura familiar e a economia local.

“Essa foi a oportunidade de fazer um balanço do conjunto das ações da SDR/CAR com os consórcios públicos, como a da implantação dos Serviços de Inspeção Municipal, de observar os avanços já alcançados e o que ainda devemos fazer no ciclo de 2020 a 2022. Aproveitamos para apresentar um panorama de ações como a das aguadas públicas, feitas com os consórcios e prefeituras e manifestamos o desejo de continuar essa parceria, para o desenvolvimento de sistemas produtivas e implantação de um conjunto de ações voltadas para a requalificação de agroindústrias familiares, além de todas as outras parcerias imprescindíveis para que possamos continuar atuando no desenvolvimento rural”, destacou Wilson Dias, diretor-presidente da CAR.

O SIM é um serviço sanitário voltado para agricultores familiares | FOTO: Divulgação/SDR |

O SIM é um serviço sanitário, voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local. Com uma produção certificada é possível alcançar o mercado atacadista e varejista.

Hoje, a CAR possui 10 convênios ativos com consórcios e mais R$1,8 milhão já investidos na instalação e desenvolvimento do SIM. Claudinei Novato, prefeito de Capela do Alto Alegre e presidente do Consórcio Bacia do Jacuípe e da Fecbahia, enfatizou que o convênio de implantação do SIM é um dos mais importantes dos Consórcios: “Por meio do SIM conseguimos estruturar cadeias produtivas interessantes de cada território, organizar a construção de agroindústrias familiares e fazer com que a produção rural saia da clandestinidade e da ilegalidade, gerando benefícios para a economia do município e para quem produz”.

Durante o evento foi apresentado o Portal Sim uma plataforma criada pela CAR/SDR, que funciona de maneira colaborativa, onde é possível aprofundar os conhecimentos relacionados ao SIM: “Neste ambiente é possível ter acesso a plantas referenciais apropriadas ao SIM, das diversas cadeias produtivas, aves, leite, mel, carnes, embutidos e outras”, informou Wanderley Gomes, coordenador de Agroindústria da CAR/SDR. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas