Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Evento em Ruy Barbosa homenageia o roqueiro Raul Seixas no dia 30 de novembro

The Virote, Ladrões de Vinil e o cantor Ely Pinto, cover de Raul Seixas, se apresentam na festa | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O evento multicultural Dark Side Of Orobó, que é sempre muito aguardado em Ruy Barbosa e cidades vizinhas fará uma homenagem ao roqueiro baiano Raul Seixas em sua quinta edição. A festa reunirá nomes da música local no dia 30 de novembro, a partir das 20h, no Clube Social da cidade. As bandas The Virote, de Ruy Barbosa, Ladrões de Vinil, de Vitória da Conquista, e o cantor Ely Pinto, de Rio de Contas, que apresenta um extenso e conhecido trabalho de cover de Raul Seixas, serão responsáveis pela animação da festa.

Os ingressos custam a partir de R$20 (primeiro lote), e estão à venda na CLIOC , na Praça Santa Tereza. O Dark Side Of Orobó nasceu de uma conversa entre amigos em 2015, com o objetivo de resgatar a cena do rock na região e potencializar o trabalho de artistas locais, pouco conhecidos – daí a origem do nome “Lado Escuro”, no inglês, “Dark Side”. O “Orobó” é uma referência à Serra famosa na região, um dos pontos mais famosos por lá.

Ely Pinto

Sem fins lucrativos, a solidariedade também se tornou uma marca do evento, com todo o dinheiro arrecadado com a venda de ingressos direcionado para uma instituição de caridade na cidade. Neste ano o projeto beneficiado será o “Levanta e Anda”, que trata de pessoas com dependência química. Nos anos anteriores o valor arrecadado já foi utilizado para compra de cestas básicas e brinquedos, e também para a APAE local, com objetivo de iniciar a construção da sede própria da instituição em Ruy Barbosa.

Para 2019 a festa ganha o tema ‘Raul Seixas: 30 anos no disco voador’, em referência aos 30 anos sem o artista. Yulo Módollo é um dos organizadores e destacou o caráter multicultural do evento. “O Dark Side of Orobó representa um marco cultural para a cidade de Ruy Barbosa. Apesar da ideia inicial, de ser um evento para resgatar o Rock na cidade, desde o primeiro ano o Dark se tornou uma mistura de ritmos, poesias, literatura, gastronomia, pintura, fotografia dentre outras manifestações artísticas, que dá voz a inúmeros artistas locais e de outras cidades da Chapada”, afirmou.

Sobre a estrutura, ele destaca o cuidado minucioso com todos os detalhes da produção. “O Dark Side consegue agregar diversas tribos num mesmo local. Ao mesmo tempo, é um evento familiar, onde pais e filhos se divertem juntos e interagem com o cenário local, este por sua vez, a cada ano vem se reinventando, buscando nos mínimos detalhes, gerar uma experiência única para os convidados”, disse Yulo.

Ladrões de Vinil

As atrações farão jus ao tema. Ely Pinto se apresenta como cover de Raul, e vai levar no repertório clássicos do artista baiano. A banda The Virote, que nasceu juntamente com a primeira edição do festival, apresenta neste dia os clássicos nacionais e internacionais do rock, com participações especiais, como a de Rafaela Melo, que participou do The Voice em 2014. Já a banda Ladrões de Vinil também se apresenta na noite, levando para o público o melhor do repertório do Rock.

A noite conta ainda com o projeto Expoesia, grupo de Salvador que nasceu com o objetivo de divulgar a poesia de autoras que não estavam na mídia, marcar um território feminino na literatura onde a predominância masculina já é vastamente conhecida. O evento vai apresentar também uma exposição fotográfica de Noilton Pereira, fotógrafo famoso na região, conhecido por fotografar o Sertão e vender as fotos para ajudar pessoas carentes. Ele doou fotos para a festa, que serão expostas, vendidas e a verba também doada. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Leia também

Chapada: Ruy Barbosa terá nova edição do festival ‘Dark Side of Orobó’ com homenagem a Raul Seixas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas