Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Passeio na Pratinha é ótima dica para o feriadão da Proclamação da República

A Pratinha é localizada no município de Iraquara e tem inúmeras opções de aventura | FOTO: Montagem do JC/Setur |

Com a chegada do feriado prolongado da Proclamação da República, 15 de novembro, que começa nesta sexta e vai até o domingo, as pessoas já se programam para curtir o final de semana maior e relaxar mais. Uma boa sugestão é aproveitar uma das atrações turísticas mais visitadas da Chapada Diamantina, que tem fácil acesso, sem precisar percorrer longas trilhas e muitas opções. Este lugar existe e parece um verdadeiro paraíso de águas cristalinas, é a Pratinha, localizada no município de Iraquara.

O clima previsto, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, é de sol no dia do feriado e no sábado, há possibilidade de pancadas de chuva no domingo (17), mas a máxima para todos os dias deve ser 31ºC. A Fazenda Pratinha é um complexo ecoturístico que não faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, mas está inserida no Parque Espeleológico de Iraquara, que concentra centenas de grutas e cavernas e é considerado o maior do gênero no Brasil. Dentro da fazenda, que é uma propriedade privada, está localizada a Gruta Azul e a Gruta da Pratinha, que oferecem aos visitantes atividades extras, como tirolesa e flutuação.

Na Gruta da Pratinha é possível fazer flutuação e ver as formações rochosas incríveis, na companhia de peixes e tartarugas. Esta é a única forma de acessar o interior da gruta, pois para preservação do local não é permitido pisar por lá. Para a flutuação é preciso estar com equipamento de mergulho, como snorkel, colete salva vidas e pé de pato, que podem ser alugados no local, e também na companhia de um guia. Dentro da gruta há grande diversidade de espeleotemas (formações minerais), como agulhas de gipsita e flores de aragonita.

1 / 22

Já a Gruta Azul, lagoa translúcida, formada pelo lençol subterrâneo da Gruta da Pratinha, é fechada para mergulho e flutuação, dedicada apenas para a contemplação, por conta da profundidade, possui cerca de 70m. Mesmo assim, vale muito a pena conhecer a Gruta Azul, em especial se você for entre os meses de abril a setembro. Neste período, entre 14h e 15h, os raios solares penetram pela abertura da rocha, invade o lago que ganha tons azulados, produzindo um cenário muito bonito na gruta. A refração permite visualizar o fundo da caverna.

Além destas grutas, a parte mais frequentada pelos visitantes é a Pratinha propriamente dita, parte do rio Santo Antônio ideal para banho. Nesta área, o turista pode nadar nas águas cristalinas do rio, se divertir na tirolesa de 85 metros a 12 metros de altura, ou ainda andar de caiaque, de pedalinho ou praticar stand up.

As opções são muitas, para agradar todos os gostos. Ainda por ser um local de fácil acesso, é um passeio muito recomendado para fazer com a família inteira, do mais novo ao mais velho. E justamente por ser um local de fácil acesso e muito gostoso para curtir, a tendência é de ficar cheio nos feriados e final de semana. Por isso, a dica é chegar cedo para desfrutar ao máximo do lugar. A Fazenda Pratinha está localizada no Km 13 da BA 122, no distrito de Santa Rita.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Saiba qual a previsão do tempo para a região no feriadão da Proclamação da República

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas