Um jovem iraquiano levou um leão coberto por uma bandeira do Iraque e preso com uma corrente para enfrentar as forças de segurança que reprimiram os protestos contra o governo. Segundo o jornal português Correio da Manhã, o homem decidiu passear o animal pelas ruas da província de Babel, no sul de Bagdá, quando soube que a polícia levaria cães para os confrontos, na semana passada.
A situação viralizou rapidamente, após um vídeo ser publicado nas redes sociais com várias imagens do animal nas ruas. Na gravação, é possível ver o animal selvagem enfrentando um grupo de pessoas. Apesar disso, não há registro de feridos, segundo a publicação.
As agências internacionais informaram que o iraquiano disse que levava o leão para se proteger das investidas policiais. Os protestos contra o governo iraquiano tiveram início no dia 1º de outubro em resposta à corrupção, altos níveis de pobreza, alto índice de desemprego entre os jovens e serviços públicos precários.
Descritos como a maior ameaça desde a derrota do grupo extremista do Daesh, em 2017, as manifestações já registraram mais de 330 mortos e milhares de feridos. As informações são do Correio 24h.