Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Competição de importância nacional leva mil atletas para corrida de trilha em Mucugê; confira resultados

Um dado interessante sobre o evento é que 46% do público foi de mulheres | FOTO: Divulgação/Foco Radical |

No último final de semana foi realizada em Mucugê, cidade na Chapada Diamantina, uma das principais ultramaratonas de montanha do país. A Ultra Trail Chapada Diamantina (UTCD). A prova de corrida em trilha, que está em sua quinta edição, contou com a participação de 1 mil atletas de 21 estados brasileiros. Um dado interessante sobre o evento é que 46% do público foi de mulheres.

Mucugê, que é conhecida pelo seu clima ameno de montanha, mostrou uma outra face aos atletas. No sábado (16), com o termômetro registrando 33ºC e uma sensação térmica superando os 40ºC, o sol foi o principal adversários dos competidores. O ambiente hostil favoreceu quem está acostumado a treinar nessas condições.

No masculino, melhor para o baiano Roque Herbet Novaes que concluiu os 50 quilômetros em 5 horas, 8 minutos e 7 segundos. Roque é nascido em Mucugê, mas atualmente mora e treina em Vitória da Conquista. Já no feminino, o título geral dos 50 quilômetros ficou com a paulista Ingrid Trindade que cruzou a linha de chegada em 7 horas, 4 minutos e 44 segundos. A competição contou ainda com outros quatro percursos: 37 quilômetros, 22 quilômetros, 15 quilômetros e 7 quilômetros.

No domingo (17) os atletas ainda tinham mais um desafio, o Uphill Cruzeirão, uma disputa para bater o menor tempo em uma subida íngreme de 700 metros sobre um dos pontos turísticos de Mucugê, o Cemitério Bizantino. No desafio, o melhor tempo ficou com o atleta de Mucugê Luciano Flux que chegou ao topo da montanha em 8 minutos e 50 segundos. A UTCD também contou com uma competição de fomento do esporte, a Corrida Kids, um evento gratuito e aberto para crianças de 5 a 12 anos. Participaram da disputa mais de 70 crianças.

1 / 7

Ação social
O evento desportivo mantém um compromisso social e ambiental durante sua realização. Desde 2018, o evento deixou de distribuir copos ou garrafas plásticas no percurso. Os competidores ganham um copo retrátil no kit atleta e precisam levar esse copo durante o percurso. O abastecimento de água é feito em jarras diretamente nos copos, evitando assim o descarte de mais de 3 mil garrafas plásticas. No social o evento recolheu alimentos com os atletas, somando 1,5 tonelada de alimentos que foram divididos entre entidades de assistência em Mucugê.

A UTCD foi válida pelo ranking internacional de corrida em trilha (ITRA), pelo Campeonato Sulamericano (Sudamerica Trail Series) e também pelo Circuito Baiano de Trail Running. A UTCD contou com o patrocínio da Tronox, Faz Atleta, Governo da Bahia através da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda, da Associação Comercial e Turística de Mucugê, das fazendas da região e teve o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Mucugê. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas