Jornal da Chapada

Chapada: Oliveira dos Brejinhos envolve servidores públicos e população em ação do ‘Novembro Azul’

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Na próxima sexta-feira (29), a gestão municipal de Oliveira dos Brejinhos, na Chapada Diamantina, realizará atividades da campanha ‘Novembro Azul’, envolvendo os servidores municipais e a população, na Praça da Bandeira, a partir das 18h.

Na programação estão previstas uma palestra com profissional de saúde, um amistoso de futsal masculino infantil, um torneio de futsal masculino entre as Secretarias, além de estandes com serviços gratuitos à população, tais como testes rápidos, aferição de pressão arterial e vacinação.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Jornal da Chapada com informações de assessoria.