Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Dia D da campanha ‘Sangue de Herói’ leva bombeiros e civis de Lençóis e Itaberaba para doar sangue

No Brasil existe uma grande carência de sangue nos hemocentros devido à falta de doação | FOTO: Divulgação |

Nesta segunda-feira (25) acontece o dia D da campanha ‘Sangue de Herói’, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e Hemoba. A ação visa mobilizar todo o efetivo, além de cidadãos civis, para a doação de sangue nas unidades da Hemoba de todo o estado.

Os bombeiros de Lençóis e Itaberaba, na Chapada Diamantina, estão escalados para a doação. Todo o efetivo do estado vai contribuir para aumentar o estoque de sangue, plaquetas e cadastro de medula óssea, e destacar a importância desse ato de solidariedade, servindo como referência e elemento motivador para estimular a população a doar. A ação vai acontecer a partir das 9h e os doadores deverão informar o código 48 no Hemoba.

“É fundamental que as pessoas saibam a importância da doação de sangue. A cada vez, um cidadão doa, no máximo, 450 ml de sangue, que pode salvar a vida de até quatro pessoas. Doar sangue é seguro e todo o material utilizado é descartável, além disso a reposição do sangue doado é rápida, cerca de um dia após a coleta”, explicou a major BM Patrícia Torreão.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil existe uma grande carência de sangue nos hemocentros devido à falta de doação. Ainda segundo o órgão, o percentual anual de doadores, no país varia de 1,76% a 1,78 da população, quando o necessário seria de 3% a 5%. A campanha vai se estender durante todo o mês de novembro, para que consiga atriongir o maior número de doadores possível.

Requisitos para doação de sangue
Idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem possuir autorização do responsável e pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadores frequentes.

Pesar no mínimo 50 kg.

Estar bem alimentado, porém se a doação for feita após o almoço aguardar 2 horas.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

Intervalo entre as doações
Homens: 2 meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano).

Mulheres: 3 meses (máxima de 3 doações no período de 1 ano).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas