Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Chuva e ventos fortes causam transtornos e prejuízos em Itaberaba; veja vídeos

Evolução do tempo neste domingo em Itaberaba e imagens dos danos causados pelos ventos | FOTO: Montagem do JC |

A chuva na região da Chapada Diamantina aliviou o calor, ajudou a controlar focos de incêndios, mas também causou estragos e prejuízos. Em Itaberaba, por exemplo, o clima foi de tensão neste domingo (24). Acompanhada de ventos fortes, relâmpagos e trovões, a chuva no Portal de Entrada da Chapada deixou muros no chão, portões foram derrubados, telhados danificados, e estruturas de fachadas de empresas também foram destruídas.

Imagens de vídeos e fotos capturadas por moradores mostram que o tempo fechou. Nuvens escuras e carregadas deixaram o dia tenso. “Foi tudo muito rápido, mas foi perigoso. Aconteceu por volta das 15h. Eu mesmo fiquei com medo de sair na rua quando tudo começou. O telhado ficou muito danificado. Mas somente de manhã para computar todos os estragos. Aqui em Itaberaba continua chovendo”, diz um morador que preferiu não se identificar. Um show foi cancelado, pois a ventania danificou a estrutura.

Veja imagens dos danos em Itaberaba

A prefeitura de Itaberaba, administrada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), colocou toda a estrutura ao dispor dos moradores que tiveram problemas com a forte chuva e ventos. Através da Ouvidoria, a gestão atende os chamados de danos graves. “Reiteramos que o atendimento será feito através do Whatsapp da Ouvidoria [75 99230-6900] , para catalogarmos as ocorrências e monitorarmos a evolução do atendimento. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura estará nas ruas na manhã dessa segunda-feira (25) avaliando os pontos mais críticos e encaminhando as providências necessárias, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito”, aponta a nota oficial da prefeitura.

Existem relatos de chuvas por outros municípios da Chapada Diamantina. Em Rio de Contas, as águas ajudaram a controlar focos de incêndios, assim como em Andaraí. Ambos os municípios tinham dois focos ativos. Em Jacobina, na Chapada Norte, as chuvas refrescaram o final de semana. No domingo, uma forte tempestade também atingiu a região norte. De acordo com dados do site ‘Clima Ao Vivo’, aconteceu um padrão na região chapadeira, as chuvas fortes atingiram cidades como Utinga, Mucugê, Palmeiras, Lençóis, Nova Redenção. A previsão é de mais chuvas para esta segunda-feira (25), com 90% de probabilidade de temporais, com máximas em média de 28ºC, e mínimas e 18ºC.

Jornal da Chapada

Veja a evolução do tempo em Itaberaba e vídeos registrados por moradores

Leia também

Chapada: Chuva ajuda a controlar novo incêndio florestal que atingiu vegetação em Rio de Contas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas