Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Moradores de Mucugê registram aparição de lontra em córrego urbano; veja vídeo

Os moradores querem evitar que o animal sofra alguma violência | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Na semana passada o registro de uma lontra, animal em risco de desaparecer, em um córrego que corta a cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, na Rua da Ponte, e deságua no rio homônimo, foi feito por moradores. O animal vive em meios com água em abundância, como rios, lagos e, até, mares. No caso do animal encontrado em Mucugê, segundo informações, se trata de uma lontra-neotropical e há boatos de incidências de outros indivíduos desse perto das Andorinhas, no Rio Cumbuca.

Ela estava passeando pela pouca água que restava com dejetos de esgoto e nenhum poder público ou entidade responsável tomou qualquer atitude. Esse fato incomodou as pessoas, como a bióloga Laura Maliarenko. “Apesar do córrego não ser limpo não houve nenhuma mobilização”, se queixou. As pessoas acreditam que o animal foi parar no centro urbano após uma queimada ocorrida há uma semana em uma área próxima da sede do município. “É um animal difícil de se ver e ele está vivendo em um ambiente urbano, mesmo com poluição”, pontuou um morador.

Segundo Maliarenko, o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) identificou o animal e deu poucas orientações sobre o bicho. “Fomos informados da raridade deste animal. Foi confirmado que era uma lontra, do risco que o animal sofria pela proximidade, assim como fomos advertidos de sua agressividade”, contou a bióloga. Ela acredita que a falta de verba, como acontece atualmente no país, pode atrapalhar essa fiscalização e a ação do ICMBio em casos como esse. O que os moradores querem evitar é que o animal sofra alguma violência, mas terão de aguardar algum pronunciamento oficial sobre o caso.

Jornal da Chapada

Veja vídeo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas