Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: População de Itaberaba participa de Dia Nacional do Doador de Sangue e ‘Dia D’ da vacinação neste sábado

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado no dia 25 de novembro | FOTO: Divulgação |

O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue neste sábado (30) e a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da cidade, ligada à Fundação Hemoba, realiza das 8h às 12h e das 13h às 17h, mais um ‘Sabadão Solidário’. O objetivo é aumentar os estoques da UCT, que, com a chegada do final de ano, precisam estar devidamente abastecidos. Além disso, a cidade receberá o ‘Dia D’ da vacinação contra sarampo.

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado no dia 25 de novembro. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A data serve como um Momento de celebrar as pessoas que, durante todo o ano, ajudam a salvar vidas.

A doação de sangue é uma atitude adotada por aproximadamente 1,7% dos brasileiros, que conhecem a importância deste gesto solidário. A UCT de Itaberaba funciona nas dependências do Hospital Regional de Itaberaba (HRI), localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 600. O ‘Sabadão Solidário’ tem o apoio da Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A vacinação começa nesta segunda e deve atender crianças de seis meses aos menores de 5 anos | FOTO: Divulgação |

Vacinação
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começou no último dia 18, com foco em adultos com idades entre 20 e 29 anos, realiza o seu ‘Dia D’ neste sábado (30). Nesta data, todas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Itaberaba, que conta com 10 postos na sede e quatro na zona rural, vão estar de portas abertas para realizar a vacinação.

Para receber a imunização, os pacientes devem se dirigir às USFs, munidos com sua Caderneta de Vacinação (para avaliação e atualização), inclusive aqueles que fazem parte de outros grupos etários, o que inclui Crianças maiores de 6 meses a pessoas com 49 anos, além de profissionais de saúde, independentemente da idade, seguindo o Calendário Básico preconizado pelo Ministério da Saúde, ainda não imunizadas. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas