Ícone do site Jornal da Chapada

Livro conta vida profissional do radialista Martinho Lélis; lançamento será neste sábado em Salvador

“Com isto, a leitura ficou mais enriquecida”, disse o generoso Martinho Lélis de Santana | FOTO: Reprodução |

‘Martinho Lélis – Memórias de um Cronista Esportivo’ é o nome do livro-biografia a ser lançado neste sábado (30), às 13h, na Arena Aquática Salvador – espaço onde se localizava o antigo Clube Português da Bahia – na Pituba, e que marca a estreia deste conceituado radialista como escritor. Dentre outras coisas, ele traz depoimentos de companheiros de longas jornadas, como Antônio Matos, Jorge Sanmartim, Édson Almeida e Edmílson Ferreira.

“Com isto, a leitura ficou mais enriquecida”, disse o generoso Martinho Lélis de Santana, confessando-se realizado com a publicação do título: “era um antigo projeto meu o de colocar no papel, para o grande público, a minha vida profissional, o que agora, felizmente, consegui concretizar”.

‘Martinho Lélis – Memórias de um Cronista Esportivo’ | FOTO: Divulgação |

Tendo no vasto currículo a cobertura de inúmeras Copas do Mundo, além de uma Olimpíada, Martinho ou ‘De Lélis’, para os mais próximos, narra, com leveza e criatividade, as histórias vividas nestes seus 50 anos de jornalismo, como plantonista, repórter, redator, comentarista e chefe de equipe. Seu forte é o futebol, mas também atuou, com desenvoltura, em outras áreas do esporte, a exemplo do automobilismo, do boxe e da natação, dentre outras modalidades.

Descoberto pelo consagrado radialista Carlos Lima, no início dos anos 60 do século passado, começou na Cultura, então sediada no Campo Grande. Demorou pouco tempo no plantão – onde inevitavelmente passavam os focas – e, rápido, se transformou num excelente repórter: destemido, cuidadoso na apuração das notícias, preciso nas informações e dono de muitas fontes.

Nascido e criado na Baixa de Quintas e estudante de colégios públicos, Martinho sempre foi uma pessoa determinada. Não só atuou no rádio – além da Cultura, Sociedade, Excelsior e Clube – como teve também passagens marcantes pelas mídias impressa (Diário de Notícias) e televisiva (Tv Aratu), notabilizando-se por produzir matérias exclusivas e fornecer importantes informações, muitas delas inéditas.

Aos 80 anos, ‘bem vividos’, conforme qualifica, servidor municipal aposentado – trabalhou na Secretaria de Esportes da Prefeitura de Salvador – casado com Aurelina (Lelinha) Santana e, momentaneamente, fora da atividade radiofônica, ele avisa que ‘está na área’, ressaltando que “ainda tenho muita lenha para queimar”. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas