Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Sarau no município de Mucugê une pedagogia e arte em projeto com estudantes

Apesar da cidade contar com grandes eventos culturais, como a Fligê, era preciso diminuir o espaço ocioso entre um momento desse e outro | FOTO: Divulgação |

Com a ideia de ter um espaço para que as pessoas pudessem se expressar artisticamente, os estudantes do Colégio Estadual Horácio de Matos (CEHM) e das Escolas Reunidas Doutor Rodrigues Lima (ERDRL), no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, sugeriram a professores que fosse organizado um sarau. E assim surgiu o ‘Sarau Diamantina’. “Meu trabalho foi somente fazer essa ligação entre vários alunos e amigos que tinham interesse em movimentar ainda mais a cultura de Mucugê”, afirmou o professor Sheltom de Aragão, do CERL.

Para Sheltom, apesar da cidade contar com grandes eventos culturais, como a Feira Literária (a Fligê), era preciso diminuir o espaço ocioso entre um momento desse e outro. “Os jovens que moram aqui e na região conversaram muito comigo durante o ano sobre esse problema. Então, o sarau é uma forma de juntar essa galera que faz arte e que sente falta de ter o que fazer nos dias ‘normais’ (sem eventos) da cidade”, afirmou Aragão.

Inclusive, na última edição, eles contaram com a participação do professor de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sérgio Farias. O Sarau busca celebrar a união entre música e literatura, mas está aberto à outras formas de arte, onde as pessoas são convidadas a participar. “Sempre há espaço para o público interagir e mostrar sua arte”, contou Sheltom.

Mas, para além disso, a expectativa dos educadores é que esse trabalho extra-classe possa refletir seus resultados dentro da sala de aula. “Queremos desenvolver as habilidades de leitura e produção textual, além da interpretação. Nossos alunos atualmente apresentam muitas dificuldades nessa área”, revelou o professor. Eles estão propondo aos jovens, inclusive, a criação de um grupo de leitura para melhorar esse ponto. O grupo também está preparando um Sarau de Natal, que ainda não tem data definida, mas em breve teremos mais notícias.

Jornal da Chapada

Veja vídeo de aula prática

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas